“Francisco Weffort fez a crítica produtiva da democracia”

A obra de um dos maiores cientistas políticos do Brasil, que morreu em agosto, foi analisada em evento realizado na USP no dia 7

08/10/2021 - Publicado há 3 anos
O professor Francisco Weffort – Foto: Flickr

“Francisco Weffort foi um dos mais importantes intelectuais do País. Ele dedicou toda a sua vida à defesa, à discussão e à crítica – no sentido muito produtivo – da questão da democracia. Foi o principal responsável pela reorganização da área da ciência política na Universidade de São Paulo após a aposentadoria forçada de vários professores pelo regime militar.”

+ Mais

Weffort mostrou que populismo é a face “dependente” da democracia

Essas foram as palavras iniciais do professor José Álvaro Moisés, docente do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e colunista da Rádio USP (93,7 MHz), na abertura do evento Uma Vida em Defesa da Democracia – Homenagem ao Professor Francisco Weffort, realizado no dia 7 de outubro, com transmissão ao vivo pelo site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA, pelo Departamento de Ciência Política da FFLCH e pelo Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da USP. Professor Emérito da FFLCH e um dos maiores cientistas políticos do Brasil, Weffort morreu no dia 1º de agosto passado.

A primeira parte do evento, realizada na manhã do dia 7 de outubro, teve a participação dos professores José Álvaro Moisés, Lourdes Sola, João Paulo Cândia Veiga – os três da USP – e Juan Carlos Torre, da Universidad Torcuato Di Tella, na Argentina. A abertura foi feita pelo professor Guilherme Ary Plonsky, diretor do IEA. Já a segunda parte, à tarde, contou com a presença dos professores José Álvaro Moisés, Elizabeth Balbachevsky, Maria Hermínia Tavares de Almeida, da USP, e Luiz Werneck Vianna, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso não pôde participar do evento, como estava previsto.

Assista nos links abaixo ao evento Uma Vida em Defesa da Democracia – Homenagem ao Professor Francisco Weffort, realizado no dia 7 de outubro de 2021.

.