Filme sobre freira torturada pela ditadura será exibido em São Paulo

Memorial da Resistência mostrará “Maurina, o Outono Que Não Acabou” nesta sexta-feira, dia 11, às 15 horas

 09/08/2023 - Publicado há 9 meses
Cena do filme Maurina: o Outono Que Não Acabou – Foto: Reprodução/Youtube
+ Mais

Filme brasileiro sobre freira presa na ditadura é premiado na Espanha

O filme Maurina, o Outono Que Não Acabou, com roteiro e direção de Gabriel Silva Mendeleh, será exibido nesta sexta-feira, dia 11, às 15 horas, no Memorial da Resistência de São Paulo, seguido de debate com o diretor. A entrada é grátis. Com 85 minutos de duração, o filme conta a história de madre Maurina Borges da Silveira, ex-diretora do Lar Santana, em Ribeirão Preto (SP), que foi presa e torturada em 1969 pela ditadura militar (1964-1985). O filme foi premiado no começo deste ano no Festival de Cinema Independente de Sevilha, na Espanha, como anunciou o Jornal da USP na época (leia aqui).

No documentário são entrevistados ex-presos políticos de Ribeirão Preto e São Paulo que conviveram e testemunharam a rotina e torturas a Maurina nas prisões. Também há depoimentos de historiadores, jornalistas, religiosos e do advogado de defesa da madre. As entrevistas são intercaladas com imagens de arquivo e de reportagens da época, bem como animações e reconstituições com atores, que dão vida à narrativa, reproduzindo os depoimentos e uma carta escrita pela própria religiosa enquanto esteve extraditada no México. Um desafio, segundo Mendeleh, pois muitos documentos dessa época desapareceram ou foram “desaparecidos” e queimados. “Cada novo documento ou imagem encontrados era uma conquista, sem contar que até hoje muita gente tem medo de falar sobre o que aconteceu. A ditadura marcou profundamente nossa sociedade e as consequências são vistas até hoje”, acrescenta Mendeleh, que é funcionário da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP, em Ribeirão Preto.

A exibição de Maurina, o Outono Que Não Acabou, de Gabriel Silva Mendeleh, será nesta sexta-feira, dia 11, às 15 horas, no Memorial da Resistência de São Paulo (Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3335-5910.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.