Exposição em Bauru explora as várias possibilidades do mosaico

Com 37 trabalhos de 15 expositoras, mostra fica em cartaz até 31 de outubro no Centro Cultural da USP, no campus de Bauru

17/10/2023 - Publicado há 7 meses

Obras da exposição Juntando Cacos – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

Juntando Cacos é o nome da exposição que pode ser vista no Centro Cultural da USP, em Bauru, até o dia 31 de outubro. A mostra é do Espaço Amosaicos e Ana Tinós. A proposta dessa exposição é apresentar para a comunidade as inúmeras possibilidades que a técnica do mosaico oferece, seus vários caminhos e estilos, e também valorizar o trabalho e empoderar mulheres que se expressam “juntando cacos” de forma artística, dedicada e sensível.

O mosaico é uma expressão artística bastante eclética, seja em estilos, seja em possibilidades de materiais. A exposição na USP oferece uma amostra disso. Estão expostos 37 trabalhos de 15 expositoras sobre madeira, cerâmica e pedras, e mosaicos feitos com pastilhas de vidro, azulejos, louças, cerâmica e vidro.

As expositoras são pessoas que frequentam o Espaço Amosaicos, um ateliê de Ana Tinós dedicado ao ensino e prática do mosaico e sua difusão. São mulheres em várias fases da vida, dos 8 aos 70 anos, que encontraram nessa arte uma forma de se expressar e se desafiar. Como professora e orientadora na maioria dos trabalhos expostos, Ana Tinós fez a curadoria e a seleção técnica junto com as expositoras, visando apresentar as várias possibilidades que o mosaico oferece.

Carla Damante com suas obras (sem títulos) – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

Maria Aparecida Agostinho com sua obra Folha – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

Obras em exposição na mostra Juntando Cacos – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

Maria Cristina Sbeghen com sua obra Santa Terezinha – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

Beatriz Wolf com sua obra Gato Espião – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

Graça Spinelli com sua obra Onda Urbana – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

A curadora

Ana Tinós é formada em Artes Plásticas pela Universidade de Bauru e faz mosaico há mais de 20 anos, sendo que no início foi autodidata e se dedicava a essa arte como hobby. Depois fez dezenas de cursos sobre técnicas específicas e básicas de mosaico com materiais variados. Recentemente, fez uma pós-graduação em Arteterapia.

Ana Tinós com sua obra Pepe – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

Ana Tinós é formada em Artes Plásticas pela Universidade de Bauru e faz mosaicos há mais de 20 anos, sendo que, no início, foi autodidata e se dedicava a essa arte como hobby. Depois, fez dezenas de cursos sobre técnicas específicas e básicas de mosaico com materiais variados. Recentemente, fez uma pós-graduação em Arteterapia.

“O mosaico entrou em minha vida em um momento em que superei várias dificuldades na vida pessoal. Como artista plástica, sempre gostei de fazer trabalhos manuais e artísticos, mas com o mosaico a paixão foi imediata”, afirma Ana. “Depois de muitos anos fazendo mosaicos, percebi que, além de caquinhos de vidro e cerâmica, eu também colava ‘cacos emocionais’. A partir daí, meu olhar para essa técnica mudou. O mosaico é uma técnica artística milenar; o homem faz mosaicos há mais de 4 mil anos, mas é também uma técnica terapêutica, onde colamos cacos e ressignificamos objetos. Quem não tem caquinhos para colar ou uma situação para ressignificar?”, enfatiza a curadora da exposição.

Ana Tinós com sua obra Pepe – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

“O mosaico entrou em minha vida em um momento em que superei várias dificuldades na vida pessoal. Como artista plástica, sempre gostei de fazer trabalhos manuais e artísticos, mas com o mosaico a paixão foi imediata”, afirma Ana. “Depois de muitos anos fazendo mosaico, percebi que, além de caquinhos de vidro e cerâmica, eu também colava ‘cacos emocionais’. A partir daí meu olhar para essa técnica mudou. O mosaico é uma técnica artística milenar, o homem faz mosaico há mais de 4 mil anos, mas é também uma técnica terapêutica, onde colamos cacos e ressignificamos objetos. Quem não tem caquinhos para colar ou uma situação para ressignificar?”, enfatiza a curadora da exposição.

Marianne Ramalho, de Bauru

A exposição Juntando Cacos fica em cartaz até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural da USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3235-8394 e pelo e-mail centrocultural@usp.br.