Evento on-line aborda o papel dos intelectuais no debate político

Com conferência do professor Dênis de Moraes, encontro será realizado nesta quinta-feira, dia 18, às 15 horas

16/08/2022 - Publicado há 2 anos
Os dilemas que envolvem a produção do conhecimento crítico em uma época de acirramento das disputas pela hegemonia serão abordados pelo professor Dênis de Moraes em sua conferência – Foto: Pixabay

Intelectuais em Tempos de Crise: a Batalha das Ideias, a Democracia e o Pluralismo é o tema da conferência on-line que será proferida pelo jornalista, escritor e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Dênis de Moraes nesta quinta-feira, dia 18, às 15 horas, promovida pela Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade da USP. A conferência será transmitida ao vivo pelo site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e terá a participação do sociólogo Muniz Sodré, titular da Cátedra Otavio Frias Filho, que será o debatedor do evento. A cátedra é uma iniciativa conjunta do IEA e da Folha de S. Paulo.

Em sua conferência, Moraes vai examinar “as linhas predominantes, dilemas e perspectivas que envolvem a produção do conhecimento crítico em uma época de acirramento das disputas pela hegemonia, na qual a liberdade de expressão e o pluralismo se veem, muitas vezes, em risco”, como destaca o IEA, em nota publicada no seu site. “Contexto no qual as formas de participação de intelectuais no debate público vêm se alterando, sobretudo com a ocupação de espaços de opinião nos principais meios de difusão pelos chamados ‘intelectuais midiáticos’.” O ponto de partida será uma análise da reconfiguração do campo intelectual e das condições objetivas para a batalha das ideias à luz dos complexos processos histórico-sociais contemporâneos.

O convidado tem pós-doutorados na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França, e no Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Clacso), na Argentina. É autor e organizador de diversos livros publicados no Brasil e no exterior, como Sartre e a Imprensa (2022), Crítica da Mídia e Hegemonia Cultural (2016), Mídia, Poder e Contrapoder (com Ignacio Ramonet e Pascual Serrano, 2013), O Velho Graça: Uma Biografia de Graciliano Ramos (2012) e Combates e Utopias: os Intelectuais Num Mundo em Crise (2004).

O evento Intelectuais em Tempos de Crise: a Batalha das Ideias, a Democracia e o Pluralismo será realizado nesta quinta-feira, dia 18, às 15 horas,  com transmissão ao vivo pelo site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Mais informações estão disponíveis na página do evento.