Editora da USP publica inédito de Basílio da Gama

Livro em edição bilíngue latim-português será lançado nesta terça-feira, dia 14, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Publicado: 10/05/2024
O poeta Basílio da Gama – Desenho: F. Briguiet/Domínio público/Wikipedia, sobre a página do manuscrito

Um dos principais nomes do arcadismo luso-brasileiro, José Basílio da Gama (1740-1795) é autor de um clássico da literatura em língua portuguesa do século 18 – o poema épico O Uraguai (1769), que narra a expedição mista de portugueses e espanhóis contra as missões jesuíticas no Sul do Brasil, no chamado Sete Povos das Missões. Esta obra do poeta nascido na hoje cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, é uma das obras mais estudadas quando o assunto é a literatura setecentista. Mas uma outra obra de Basílio da Gama, tão retumbante quanto o poema que o tornou célebre, permaneceu inédita por mais de 250 anos: o igualmente épico poema Brasilienses Aurifodinae, escrito entre 1762 e 1764 em latim. É justamente este longo poema, sob o título de As Minas de Ouro do Brasil, que a Editora da USP (Edusp) acaba de publicar em uma caprichada edição bilíngue. O lançamento será nesta terça-feira, dia 14, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária, das 18h às 20h, e apresentará um debate sobre o livro com a participação da professora da UFMG Junia Ferreira Furtado – autora de um alentado ensaio sobre Basílio da Gama que fecha a edição – e da tradutora Alexandra de Brito Mariano.

Sobrecapa do livro As Minas de Ouro do Brasil/Brasilienses Aurifodinae

Até agora inédito em livro, o manuscrito de Brasilienses Aurifodinae estava guardado na Biblioteca Brasiliana. Antes de chegar à biblioteca uspiana, o texto original passou pelas mãos do bibliófilo Rubens Borba de Moraes até chegar ao próprio José Mindlin. O longo poema em latim de Basílio da Gama é um raro relato do ciclo do ouro em Minas Gerais e é um testemunho detalhado do cotidiano escravocrata.

“Arrisco-me a dizer que Brasilienses Aurifodinae será objeto de futuros estudos de historiadores, sociólogos, economistas e geógrafos. Ele transcende o território da literatura luso-brasileira do século 18″, afirma, na orelha da edição da Edusp, Augusto Massi, crítico e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Brasilienses Aurifodinae/As Minas de Ouro do Brasil (Edusp). Lançamento dia 14 de maio, das 18h às 20h, na Biblioteca Guita e José Mindlin, Av. Prof. Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, em São Paulo.