Concerto da Osusp marca a estreia do regente Tobias Volkmann

Orquestra Sinfônica da USP se apresenta neste sábado, dia 27, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária

Publicado: 23/04/2024
O maestro Tobias Volkmann – Foto: Cicero Rodrigues/Divulgação

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) finaliza o mês de abril com concerto especial que marca a chegada do maestro Tobias Volkmann como novo regente titular e diretor artístico da sinfônica. A apresentação gratuita será realizada no próximo sábado, dia 27, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri da USP, na Cidade Universitária. Os ingressos estão disponíveis na plataforma appticket. A Osusp sugere ao público a doação de um quilo de alimento não perecível.

A estreia de Volkmann dá continuidade ao ciclo Esculpir o Tempo, que traz o tradicional da música sinfônica e suas diversas facetas e expressões. A série de concertos foi criada em 2023 pelo maestro Gil Jardim, seu antecessor.

Com a música nas veias da família, Volkmann é filho da professora de canto Gisa Volkmann e neto de regente coral alemão. O novo maestro enaltece a satisfação em assumir esse papel. “Antes de tudo, é uma honra poder iniciar uma caminhada conjunta com a Osusp, como seu diretor artístico. Entrar em uma linha do tempo de maestros que se inicia em Camargo Guarnieri e receber o bastão do querido Gil Jardim.”

A Orquestra Sinfônica da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O concerto

O repertório traz três compositores românticos que dão tema ao concerto: Clara Wieck Schumann, Robert Schumann e Johannes Brahms. A abertura traz O Andante do Trio, Op.17, de Clara Schumann, considerada uma das primeiras obras de câmara da compositora.

Para essa peça a orquestra traz como convidado o pianista Fernando Corvisier, que também é professor do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Completam o trio a violinista Karen Anahí e a violoncelista Vana Bock, ambas musicistas da Osusp.

Na sequência o público poderá acompanhar o Concerto para Piano, Op. 54, de Robert Schumann, com solo de Corvisier, e a Sinfonia n.1 op.68, de Johannes Brahms. Como curiosidade, a apresentação versa sobre o triângulo amoroso que envolvia o casamento de Clara e Robert e seu aprendiz, Johannes, que, segundo teorias, nutria paixão platônica por Clara.

Com trajetória internacional, Tobias Volkmann desenvolveu sua carreira artística na América Latina e na Europa e já esteve, como regente convidado, à frente de mais de 30 orquestras na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Possui formação na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Foi maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e atualmente também é diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina, e da Orquestra Rio Villarmônica, projeto que desenvolve desde 2022 com o também regente Mario Barcelos e com a produtora Isabel Zagury.

O concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), sob regência de Tobias Volkmann, será neste sábado, dia 27, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri da USP (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Os ingressos estão disponíveis na plataforma appticket. A Osusp sugere ao público a doação de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão distribuídos em comunidades carentes do bairro do Butantã, vizinho à Cidade Universitária, em São Paulo.

Elcio Silva, da Divisão de Comunicação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.