Colóquio on-line discute ascensão da direita na Argentina

Evento gratuito acontece nesta quarta-feira, dia 20, às 15 horas, com transmissão através da plataforma YouTube

18/12/2023 - Publicado há 5 meses
Posse de Javier Milei na Argentina, no dia 10 de dezembro – Imagem: Domínio público via Flickr/Presidencia de la República

Trajetória e Ascensão da Direita na Argentina é o tema do colóquio on-line que será realizado nesta quarta-feira, dia 20, às 15 horas, pelo Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (Cedhal), ligado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O evento será transmitido através do canal do Cedhal na plataforma YouTube. A participação é gratuita.

Cartaz do evento que será realizado nesta quarta-feira, às 15 horas – Foto: Reprodução/FFLCH-USP

Os palestrantes serão os professores Osvaldo Coggiola, da FFLCH, Gabriel Passetti, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e José Luis Beired, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Fiho (Unesp). A mediação será do professor da FFLCH Horacio Gutiérrez, diretor do Cedhal.

No evento, serão analisados momentos da história da Argentina, a fim de destacar a permanência e fortalecimento do pensamento conservador radical naquele país. Entre esses momentos estão os dois mandatos do presidente Julio Roca – acusado de genocídio de indígenas da Patagônia -, entre 1880 e 1886 e entre 1898 e 1904, e a ditadura militar argentina (1976-1983), que matou cerca de 30 mil pessoas, de acordo com historiadores, além da recente eleição de Javier Milei para a Presidência.

O colóquio Trajetória e Ascensão da Direita na Argentina será realizado nesta quarta-feira, dia 20, às 15 horas, no canal do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (Cedhal) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP na plataforma Youtube. Grátis. O evento é promovido pelo Cedhal, com apoio do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FFLCH.