Brasileira que salvou judeus durante Holocausto é tema de evento

No dia 12, no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, historiadora falará sobre Aracy de Carvalho, o “Anjo de Hamburgo”

09/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 13/09/2022 as 10:56

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP promove no dia 12, segunda-feira, das 18 às 20 horas, a conferência Aracy de Carvalho Tess e a Imigração de Judeus no Brasil Varguista (1938-1941). A apresentação contará com a presença da historiadora Mônica Raisa Schpun, autora do livro Justa: Aracy de Carvalho e o Resgate de Judeus – Trocando a Alemanha Nazista pelo Brasil, publicado em 2011 pela editora Civilização Brasileira. As inscrições para o evento devem ser realizadas por meio deste link

A obra de Mônica conta parte da história de Aracy, que viveu em Hamburgo, na Alemanha, no período do governo nazista, e, na função de chefe do setor de passaportes do Consulado do Brasil naquela cidade, auxiliou na emigração de judeus para o Brasil. Uma das pessoas que procuraram o consulado para fugir da perseguição nazista foi a alemã Margarethe Levy, que após receber ajuda para se dirigir ao Brasil se tornou amiga pessoal de Aracy. A amizade perdurou por décadas, e só foi interrompida pela morte de Margarethe, em 2011, aos 102 anos. Aracy também veio a falecer com a mesma idade, cerca de dez dias depois.

Aracy de Carvalho nasceu em Rio Negro, no Paraná, em 1908. Fluente em quatro idiomas, conseguiu seu cargo no Consulado Brasileiro de Hamburgo, onde conheceu seu segundo marido, o escritor João Guimarães Rosa, que era cônsul-adjunto. Pelo importante papel no consulado, recebeu do governo de Israel o título de Justa Entre as Nações.

Cartaz de divulgação: Reprodução / IEB

+ Mais

Instituto da USP guarda parte da história de Aracy de Carvalho

Mônica Schpun utilizou parte do acervo do IEB, da USP, para escrever o livro. O instituto possui mais de 5.900 documentos que contribuem no entendimento da vida profissional e pessoal de Aracy. A pesquisadora faz parte do Centro de Pesquisas do Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, na França.

Criado por Sérgio Buarque de Holanda, em 1962, o IEB é um centro multidisciplinar de pesquisas e documentação sobre a história e as culturas do Brasil. Tem como desafio fundador a reflexão sobre a sociedade brasileira, envolvendo a articulação de diferentes áreas das humanidades.