Cartaz do filme Jair Rodrigues: Deixa que Digam - Foto: Reprodução/Confeitaria de Cinema

Alegria de Jair Rodrigues é celebrada em documentário

Com direção de Rubens Rewald, filme aborda a vida e a obra de um dos grandes intérpretes da música brasileira

08/05/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 11/05/2023 as 15:06

Texto: Adrielly Kilryann

Arte: Joyce Tenório

Está em cartaz Jair Rodrigues: Deixa que Digam (2023), documentário que relembra a trajetória do cantor Jair Rodrigues (1939-2014), conhecido pelo bom-humor e sucessos como Deixa Isso Pra Lá e Disparada. A direção é de Rubens Rewald, professor e chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. “Eu quis fazer um filme bem popular, que tivesse a cara, o espírito e a dinâmica do Jair Rodrigues”, explica o diretor. Em 2022, a obra ganhou o prêmio de Melhor Filme pelo voto do público no Brazilian Film Festival, em Chicago, nos Estados Unidos.

Com duração de 1 hora e 38 minutos, o documentário conta com uma série de imagens e entrevistas de pessoas que marcaram e que tiveram suas vidas marcadas por Jair Rodrigues. Dentre elas estão Roberta Miranda, Theo de Barros, Rappin’ Hood, Armando Pittigliani e Raul Gil. Claudine Rodrigues, viúva do cantor, o irmão Jairo Oliveira e os filhos Luciana Mello e Jair Oliveira (que encena o pai nas cenas de dramatização) são alguns dos integrantes da família que participam do filme.

O diretor e professor da USP Rubens Rewald - Foto: Arquivo Pessoal

Nascido em 1939 na cidade de Igarapava, no interior paulista, Jair Rodrigues lançou em 1963 o seu primeiro disco, intitulado O Samba Como Ele É, em que interpretou O Morro Não Tem Vez, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Dois anos depois, venceu o 2º Concurso de Música Popular Brasileira, promovido pela TV Record, com Disparada, de Geraldo Vandré e Theo de Barros, o que o tornou conhecido nacionalmente. De 1963 até 2014, ano da sua morte e de seus dois últimos lançamentos – os volumes 1 e 2 de Samba Mesmo -, ele lançou 47 álbuns. É considerado o primeiro rapper brasileiro por ter gravado, em 1964, no disco Vou de Samba com Você, a canção Deixa Isso Pra Lá, que inclui versos declamados, como estes:

Deixa que digamQue pensemQue falem
Deixa isso pra láVem pra cáO que que tem?Eu não estou fazendo nadaVocê tambémFaz mal bater um papoAssim gostoso com alguém?

Um chamado para filmar

Rewald conheceu Jair Rodrigues em 2012, quando dirigiu o longa-metragem ficcional Super Nada (2013). Nele, o cantor interpretou Zeca, um comediante de TV reconhecido que, apesar disso, enfrenta uma carreira em decadência. “Quando o convidei para participar, eu não tinha muita expectativa de que ele aceitaria. Era o meu segundo filme, de baixo orçamento, e o Jair já era um artista consagrado. Para minha surpresa, ele aceitou”, relembra Rewald. A atuação rendeu ao cantor o prêmio de Homenagem Especial do Júri, na premiação do Festival do Rio 2012 Novos Rumos.

Em um evento após o lançamento do DVD de Super Nada, surgiu a proposta de realizar um filme biográfico de Jair Rodrigues. A ideia veio do próprio artista, e Rewald prontamente a aceitou: “Senti como se fosse um chamado”. Os dois então combinaram se encontrar duas semanas após a conversa para dar início ao projeto, mas antes disso, no dia 8 de maio de 2014, Jair Rodrigues morreu, aos 75 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio.

No entanto, com o apoio da família de Rodrigues, Rewald decidiu continuar com o projeto. Jair Rodrigues: Deixa que Digam é o terceiro documentário sob sua direção (Esperando Telê, de 2010, e Intervenção – Amor Não Quer Dizer Grande Coisa, de 2017, são suas outras produções documentais, descritas como “experimentais” pelo próprio diretor). A obra teve o desenvolvimento afetado pelas consequências da pandemia e da paralisação nas atividades da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

+ Mais

Filme “Segundo Tempo” retrata a construção de identidades

O filme tem distribuição no Brasil pela Elo Studios, e foi produzido pela Confeitaria de Cinema, produtora formada por profissionais que se conheceram na ECA, na década de 1990. A produção é de Rodolfo Castilho Moreno, ex-aluno do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, que também escreveu o roteiro, com Rewald. A edição de som é de João Godoy, professor daquele departamento.

Assista no link abaixo ao trailer do filme Jair Rodrigues: Deixa que Digam, de Rubens Rewald.

O documentário Jair Rodrigues: Deixa que Digam está em cartaz nos cinemas Petra Belas Artes (Rua da Consolação, 2.423, Consolação, em São Paulo), Reserva Cultural São Paulo (Avenida Paulista, 900, Bela Vista, São Paulo) e Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo), com sessões diárias às 16h45, 13h10 e 20 horas, respectivamente. Os ingressos podem ser adquiridos on-line (neste link) e nas bilheterias.