Workshop realizado utilizando métodos de abordagem de projetos desenvolvidos na pesquisa que gerou a Ferramenta para Análise e Definição de Diretrizes (FADDi) – Foto: Cedida pela pesquisadora

Guia ajuda a elaborar projetos de Laboratórios Abertos de Prototipagem

Material desenvolvido por pesquisadora em mestrado da Escola Politécnica pode auxiliar na apresentação de propostas para edital de concessão de recursos da Finep, que recebe submissões até 20 de junho

 10/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 13/06/2022 as 13:57

Texto: Sebastião Moura

Arte: Rebeca Fonseca

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) está recebendo, até o dia 20 de junho, propostas para concessão de recursos financeiros de até R$ 2.000.000,00 para Laboratórios Abertos de Prototipagem e Espaços de Trabalho Compartilhado que possibilitem aos alunos de instituições de ciência e tecnologia materializarem seus projetos de pesquisa na forma de modelos de engenharia ou protótipos. E uma ferramenta criada na Escola Politécnica (Poli) da USP pode ajudar os interessados a elaborarem suas propostas de maneira mais eficiente.

A Ferramenta para Análise e Definição de Diretrizes (FADDi) é um roteiro voltado para equipes multidisciplinares de instituições de ensino e empresas que orienta como fazer uma avaliação prévia das demandas específicas de um espaço para definir as diretrizes necessárias para a elaboração do projeto do laboratório.

A ferramenta foi criada pela pesquisadora Maria Alice Gonzales como produto do seu mestrado no programa de Inovação na Construção Civil da Poli (ConstruInova), orientada pelo professor Francisco Ferreira Cardoso. Maria Alice explica que a ferramenta conta com roteiros que ajudam a levantar informações sobre três eixos: os aspectos físicos da edificação, os requisitos de infraestrutura para a operação desse espaço e, no caso de instituições de ensino, a estrutura curricular do curso.

Maria Alice Gonzales é doutoranda no Programa de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e trabalha na iniciativa IRIS – Interdisciplinary Research for Innovative Solutions, no InovaUSP – Foto: Arquivo pessoal

“Tem umas coisas aqui que parecem bem óbvias, mas ter um checklist sistematizado auxilia muito. Não é um manual de regras: é um conjunto de sugestões e propostas a partir do qual cada um pode descobrir o que funciona no seu caso e incorporar essas partes no seu processo”, comenta a pesquisadora.

FAB LAB do Insper, projeto realizado em coautoria por Maria Alice e realizado com utilização da FADDi - Foto: Reprodução/MakerTour

A FADDi está disponível on-line, no apêndice 4 da dissertação de mestrado de Maria Alice, intitulada Ferramenta para concepção, projeto e operação de espaços para ensino de engenharia que incentivem a criatividade e a inovação. O formulário para a apresentação de propostas para o edital da Finep pode ser encontrado aqui.

Mais informações: e-mail camargo.alice@usp.br com Maria Alice Gonzales


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.