Desvendando o genoma da cana-de-açúcar

Como a matemática, a genética e a bioinformática auxiliam o desvendamento do genoma da cana, um dos mais complexos organismos vivos, inclusive se comparada ao dos humanos.

05/07/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 30/03/2020 as 17:50

São necessárias tantas disciplinas para estudar cana-de-açúcar? O Ciência USP mostra como a matemática, a genética e a bioinformática auxiliam o Jovem Pesquisador da FAPESP Gabriel Margarido a desvendar o genoma da cana, um dos mais complexos organismos vivos, inclusive se comparada aos humanos! A pesquisa de Gabriel busca o melhoramento genético de várias partes da planta.

[embedyt] https://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=PLAudUnJeNg4sRwprHGB_S9jmHLxxdT88W&v=voV_zcrQiMI[/embedyt]

O Ciência USP mostra a trajetória do Jovem Pesquisador, que passou de engenheiro agrônomo a geneticista, sempre estudando a cana, inclusive na gigante Microsoft. Margarido explica as principais diferenças entre cana transgênica e cana melhorada, e que partes da planta são mais indicadas para a geração do etanol de primeira e segunda geração, além da bioenergia.

Na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP, Gabriel lidera um grupo de estudo que deverá fazer um mapeamento genético de proporções inéditas, através de uma ferramenta chamada transcriptômica. Etanol, energia limpa e resistência à seca configuram os três maiores desafios do pesquisador, no estudo da cana. Para isso, ele conta como é feita a análise bioinformática dos dados extraídos do DNA e do RNA da planta e qual a importância da energia renovável para a economia do país.

Produção: Núcleo de Divulgação Científica
Reportagem: Tabita Said, Bruna Larotonda e Isabella Yoshimura.
Edição: Isabella Yoshimura e Tabita Said.