A publicidade que combate o racismo – na propaganda e no mercado de trabalho

Obra a ser lançada dia 27 de novembro traz para discussão as ações antirracismo nos espaços publicitários

 26/11/2019 - Publicado há 5 anos

No dia 27 de novembro acontecerá o lançamento do livro Publicidade Antirracista: reflexões, caminhos e desafios, organizado pelo pesquisador Francisco Leite e pelo professor do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), Leandro Leonardo Batista.

A obra é uma coletânea de 15 capítulos escritos por pesquisadores de diversas instituições de ensino brasileiras e por publicitários. Os tópicos abordados contemplam diversos aspectos da publicidade e abordam o racismo e os estereótipos não só nas propagandas, mas também no mercado de trabalho. “Nosso livro apresenta contribuições e discussões que sugerem, a partir dos espaços publicitários, modos, caminhos e desafios de agir em oposição ao racismo e suas manifestações”, comenta Francisco Leite.

A ideia é mostrar como a publicidade pode fazer uma oposição ativa a esse tipo de preconceito. Nas palavras do pesquisador, o antirracismo não é uma ideia estática e, portanto, exige movimento e ação que colaborem para a transformação social. No livro, são analisadas algumas peças publicitárias que obtiveram sucesso ou não em se mostrarem antirracistas.

O evento de lançamento do livro é gratuito e ocorrerá no Sesc Paulista (Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo – SP) das 14 horas às 19h30. Além do lançamento, haverá mesas de debate com os autores para discutir as potencialidades do mercado publicitário brasileiro rumo ao antirracismo. Não é necessária inscrição. Para saber mais, acompanhe o perfil do Instagram: @publicidadeantirracista.

Por Maria Eduarda Nogueira / Assessoria de Comunicação da ECA


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