Rubens Ricciardi lança seu livro “Contra o identitarismo neoliberal” em Ribeirão Preto

Evento será no dia 21/2, às 19h, no Shopping Iguatemi, com apresentação de duo musical

 31/01/2024 - Publicado há 3 meses
Por
O livro discute a “poíesis crítica” – Foto: Rubens Ricciardi/Divulgação

Depois da capital paulista, é a vez da cidade de Ribeirão Preto receber o lançamento da mais nova obra do professor e maestro Rubens Russomanno Ricciardi, titular do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP: Contra o identitarismo neoliberal, 268 páginas, Ed. Contracorrente.

O lançamento na cidade será dia 21/2, às 19h, na Livraria da Vila, no Shopping Iguatemi, Av. Luiz Eduardo Toledo Prado, 900 – Vila do Golfe, seguido de apresentação musical com duo de violão e viola brasileira, formado por Gustavo Silveira Costa e José Gustavo Julião de Camargo. 

Sobre o livro

O livro discute a “poíesis crítica”, abordagem filosófica das artes proposta pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance (NAP-Cipem) da FFCLRP, que integra elementos hermenêuticos, dialéticos, existenciais e críticos, focando na criação artística como um processo crítico e inventivo. “Ela busca preencher a lacuna e o esquecimento da poíesis frente à práxis (interação entre teoria e prática), destacando a importância da linguagem poética desde Heráclito e Aristóteles até Heidegger. O texto critica o eurocentrismo, a decolonialidade e as ideologias neoliberais, apontando a hostilidade das ideologias identitárias e culturalistas ao lado da indústria da cultura e da religião”, conta Ricciardi.

São 60 capítulos, desde a crítica contrária a deturpações ideológicas, tais como “a Pós-modernidade, decolonialidade e eurocentrismo, à Codetta com seis incoerências identitárias neoliberais”, nas quais Ricciardi aborda conceitos como estética, cultura, indústria cultural, neoliberalismo, comunicação e identidade.

Mais informações: (16) 3315-0744.

Estagiário sob supervisão de Rose Talamone

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.