“Quartas Musicais” é destaque do “Express Cultura” desta quarta-feira (4/10)

A cada quinze dias, no horário de almoço, o Departamento de Música da USP em Ribeirão Preto oferece concertos gratuitos para o público em geral

04/10/2023 - Publicado há 8 meses
Quartas Musicais é um programa gratuito e aberto para todos os públicos – Foto: Freepik
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta quarta-feira (4/10) traz como destaque as Quartas Musicais, que acontecem de quinze em quinze dias, no horário de almoço, no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. O objetivo é apresentar concertos gratuitos e abertos para todos os públicos. Para saber mais, o Express Cultura entrevistou o bolsista Rafael Pianeiro.

Entre as dicas, hoje tem sessão de cinema na Casa das Belas Artes às 19h, com o filme Retratos Fantasmas; a classificação indicativa é de 12 anos. O documentário brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho retrata a cidade do Recife e o filme foi o escolhido para disputar uma vaga no Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional. Já na sessão das 14h, a Casa das Belas Artes exibe o longa A Última Rainha, dos diretores Damien Ounouri e Adila Bendimerad. O filme é um drama francês que se passa em 1516 na Argélia. A classificação indicativa é 16 anos. E na sessão das 16h, o filme em cartaz é A Pérola, uma comédia dramática dirigida por Murilo Benício. Com classificação indicativa de 12 anos, o filme brasileiro narra a história de uma mãe pelo olhar de seu filho após sua morte.

Os ingressos para as três sessões custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia-entrada, lembrando que a Casa Belas Artes não aceita cartão, os pagamentos devem ser feitos em dinheiro ou pix. O espaço fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

Já a Biblioteca Sinhá Junqueira promove o bate-papo Genipapos, com Geni Nunez, ativista indígena guarani, escritora e psicóloga. O objetivo da conversa é descolonizar afetos. O bate-papo será na Biblioteca Sinhá Junqueira, na Rua Duque de Caxias, 547, às 19h. A atividade é gratuita e não necessita de inscrições prévias.

Também está em exposição a mostra Pura Rotina, do Toró Coletivo de Arte, que reúne seis obras e instalações criadas com materiais recicláveis e não recicláveis que fazem parte do cotidiano. A mostra pode ser visitada até 11 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto da USP, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina, no campus da USP.

Na Fundação do Livro e Leitura, às 20h, vai acontecer a reunião mensal do Sarau Grupo de Médicos Escritores e Amigos, evento que visa estimular a criatividade e a expressão artística. A atividade, gratuita e aberta ao público, acontece na sede da fundação, na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América.

Tem música ao vivo no Vila Dionísio, que recebe a banda Cães de Aluguel para o especial Trilhas Sonoras de Cinema. A banda se apresenta às 22h, no Vila Dionísio, na Rua Eliseu Guilherme, 567. O ingresso deve ser comprado pelo site viladionisio.com.br ou presencialmente e custa R$ 15.

*Estagiária com orientação de Mel Vieira e Gabriel Mendeleh; edição de Rita Stela

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.