Projeto Poeta de Gaveta é destaque do “Express Cultura” desta segunda-feira (29/5)

Programa oferece à comunidade da USP no interior a chance de ter um livro publicado; inscrições vão até quarta-feira, 31/5

29/05/2023 - Publicado há 11 meses
Poeta de Gaveta dá à comunidade USP a oportunidade de ter livros publicados – Foto: Pixabay via Pexels
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta segunda-feira (29/5) traz como destaque a entrevista com Camila de Carvalho Michelutti, chefe da Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto (PUSP-RP), sobre o projeto Poeta de Gaveta. Podem participar toda a comunidade USP dos campi do interior e litoral e as poesias dos participantes são publicadas em edição anual do projeto. Para se inscrever, os interessados devem efetuar o cadastro neste link até quarta-feira (31/5).

Assim como o Poeta de Gaveta, também é a última semana de inscrições na categoria estudantil regional do Concurso Literário da 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, evento que, neste ano, acontece entre 12 e 20/8. Esta modalidade do concurso é voltada exclusivamente para alunos de escolas públicas e privadas de Ribeirão e região, e as modalidades disponíveis são desenho infantil, poema e conto. As inscrições podem ser efetuadas até quarta, de forma gratuita, por meio deste link . A Fundação do Livro e Leitura fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.

Também estão abertas as inscrições para o 10º Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura – Professor Electro Bonini, projeto realizado pela Fundação do Livro e Leitura em parceria com a Unaerp. O programa é voltado a professores do sexto ao nono ano do ensino fundamental, das redes pública e particular de ensino de todo o País, e o objetivo é incentivar e divulgar o trabalho de formação de leitores jovens desenvolvido por professores no ambiente escolar. As inscrições vão até 30/6 e podem ser efetuadas no formulário disponível neste link. A premiação será na Feira do Livro, que, vale lembrar, acontece entre 12 e 20 de agosto, em Ribeirão Preto.

Foi divulgada a programação do primeiro Festival de Teatro Brasileiro no Interior (Infesta), que acontece de 1º a 4/6, em diversos pontos de Ribeirão Preto. O tema deste ano é o teatro de Nelson Rodrigues, um dos maiores romancistas brasileiros de todos os tempos. Na agenda tem bate-papo sobre as obras do renomado autor, além de oficinas e espetáculos espalhados por vários espaços. Todos os eventos do Infesta são gratuitos e o festival é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Outro programa que tem inscrições abertas é o de voluntariado no Programa Educativo do Instituto Figueiredo Ferraz. O candidato terá atribuições como aproximar público e arte e acompanhar os arte-educadores do espaço na aplicação das abordagens pedagógicas. Para se inscrever é necessário que o interessado, maior de 18 anos, passe na entrevista e tenha disponibilidade por ao menos sete horas por semana. Os voluntários selecionados recebem a oportunidade de participar de um curso de formação em Arte Contemporânea e podem fazer o horário de acordo com a disponibilidade pessoal. O formulário de inscrição on-line pode ser acessado neste link. O endereço do Instituto Figueiredo Ferraz é Rua Maestro Inácio Stábile, 200, no Alto da Boa Vista.

Também estão abertas as inscrições para as oficinas de Literatura de Cordel, do projeto Fios de Cordel, que acontecem no Ateliê Marina Dias, nesta terça e quinta-feira. Nos encontros, o cordelista, poeta e ator Edmilson Santini ensina diversos aspectos relacionados a uma das formas de poesia mais populares do Brasil. Estão disponíveis sete turmas, em períodos e dias diferentes. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas neste link. O Ateliê Marina Dias fica na Rua São Sebastião, 818, Casa 2, no Centro.

O projeto Choro da Casa promove sua roda de choro semanal na Praça XV de Novembro, das 20h30 às 23 horas. Os interessados podem assistir ou até mesmo participar, seja com algum instrumento ou com a própria voz. A entrada é livre para todos os públicos e gratuita, e o evento acontece embaixo do relógio da praça, de frente para o Theatro Pedro II, no Centro.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.