Programa de diálogos interculturais é destaque do “Express Cultura”

O evento aberto ao público será neste sábado, 27 de abril, às 8h30, no Centro de Educação Física, Esportes e Recreação de Ribeirão Preto da USP

 Publicado: 25/04/2024
Por
Atividade comemora os 60 anos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP – Foto: Freepik
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta quinta-feira (25/4) traz como destaque o evento Fala Mestre: Formação para Diálogos Interculturais, que faz parte das comemorações dos 60 anos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. O evento será nos dias 26 e 27/4. No primeiro dia, sexta-feira, 26/4, será feita uma aula aberta no curso de Pedagogia. Já no sábado, 27/4, tem uma atividade aberta à comunidade externa, das 9h às 12h, no Centro de Educação Física e Esporte do campus da USP em Ribeirão Preto (Cefer), com presença de grupos de capoeira, congada e maracatu. A organização é da professora Clarice Sumi Kawasaki e a mediação do professor Danilo Seithi Kato, ambos da FFCLRP. As atividades do dia 27/4 têm parceria com a Casa de Angola Capoeira, além do grupo Maracatu Chapéu de Sol. Para mais detalhes, o Express Cultura entrevistou Danilo Kato.

Nesta quinta-feira tem lançamento do documentário Lugar de Escuta, na Biblioteca Sinhá Junqueira, às 19h. O filme tem como objetivo cultivar uma masculinidade saudável por meio da prática da escuta, do diálogo e da autorreflexão. A sessão tem entrada gratuita e a Biblioteca fica na Rua Duque de Caxias, 547. 

A Fábrica será palco do evento Bora Jogar!, que traz uma imersão para quem curte jogos e tecnologia. Os ingressos devem ser reservados com antecedência pelo site do Sympla. O evento começa às 13h na quinta e na sexta; já no sábado e no domingo, a atividade se estende das 9h às 14h, na Fábrica, que fica na Rua Mariana Junqueira, 33.

O Grupo Teatral Porão realiza a oficina de teatro Outros Contos: Contando Teatro. Com um total de quatro opções de horário, nos dias 3, 4 e 10 de maio, um deles acessível em Libras, a oficina é destinada a jovens e adultos maiores de 16 anos. São 20 vagas por sessão, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Para saber mais sobre os horários e como fazer inscrições, gratuitas,  acesse o Instagram @grupoteatralporão. 

Na Galeria do Sesi, tem abertura da exposição Terra Terreno Território, seguida de um bate-papo com a artista da mostra, Dani Sandrini, e com o indígena Emerson Souza. A estreia é hoje, quinta-feira, às 19h, no Sesi, na Rua João Ignachiti, 364, no Jardim Castelo Branco. A entrada é gratuita, com reserva de ingressos pelo Meu Sesi.

Já no Museu de Arte de Ribeirão Preto, o Marp, tem bate-papo com a artista visual Mônica Nador, de São Paulo. Algumas de suas obras compõem a exposição Aproximações, que está no Marp até dia 4 de maio. O Marp fica na Rua Barão do Amazonas, 323. O evento é gratuito e aberto a todos. 

O Iguatemi volta com o projeto Iguatemi Music, que apresenta shows gratuitos semanais. A proposta são apresentações toda quinta e sexta, das 19h às 23h, no Open Mall, espaço situado no Piso Superior do Iguatemi. Nesta quinta-feira a apresentação fica por conta da artista Camilla Kerr e da banda Pó de Café.

No Sesc, também tem música ao vivo, mas dessa vez com o grupo Batuka Negra. O grupo  apresenta repertório de samba e pagode atual, mas também resgata sucessos dos anos 1990. A apresentação começa às 20h, na Convivência do Sesc, com uma limitação de 120 lugares e entrada grátis. 

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.