Fernando de Queiroz Cunha, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, é o professor mais citado do Brasil na área de imunologia e o segundo mais citado na medicina em artigos científicos. Os dados são da segunda edição do ranking de melhores cientistas em diversas áreas do conhecimento, da plataforma acadêmica Research.com, divulgado recentemente.
A posição de cada pesquisador é baseada no chamado D-index (Discipline H-index), que considera exclusivamente o número de artigos e quantidade de citações para cada disciplina examinada. As informações foram coletadas em dezembro de 2022 e, para fazer a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef.
“É uma honra conseguir estas classificações! Essa é uma conquista que não é só minha, mas de todo o grupo que trabalha com pesquisas básica e clínica. O mérito é de todos, inclusive da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que nos dá total apoio, suporte e estrutura. Ter um reconhecimento mundial como esse é a prova de que vale a pena investir na ciência”, celebra o especialista, que também coordena o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Crid), Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com sede na FMRP.
Segundo a Research.com, a iniciativa visa a “inspirar acadêmicos, empresas e órgãos administrativos em todo o mundo a examinar para onde os principais especialistas estão indo e fornecer uma ferramenta para que toda a comunidade científica conheça quem são os principais especialistas em áreas específicas de estudo, em diferentes países, ou mesmo dentro de instituições de pesquisa”.
Todas as listas do ranking podem ser consultadas aqui.
*Da Assessoria de Imprensa da FMRP, com informações da Fapesp e edição de Rose Talamone