Cientistas falam das últimas descobertas sobre manifestações e sequelas do coronavírus

Ciência USP convida cientistas que lideram estudos sobre mecanismos da covid-19 para falar de novas descobertas em live no YouTube, dia 02 de setembro, às 11 horas

Quais as consequências do coronavírus nos diversos sistemas? Há sequelas nos pacientes que, em tese, já estão curados? O que os médicos foram aprendendo sobre a doença nesses seis meses de pandemia por aqui?

Para falar sobre o tema, Ciência USP apresenta uma live no YouTube Canal USP, na próxima quarta-feira (02), às 11 horas. Um dos convidados é o médico patologista e professor da Faculdade de Medicina da USP Paulo Saldiva. Ele coordena um grupo de pesquisadores que estuda tecidos de pacientes mortos pela doença para entender quais seus mecanismos e danos aos diversos órgãos e sistemas do corpo humano.

Também vamos conversar com a médica pneumologista do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Hospital Sírio-Libanês Elnara Negri. Entre outros trabalhos importantes, ela teve destacado pela revista Science um artigo que aborda a evolução do tratamento hospitalar da forma severa da covid-19 grave com heparina —anticoagulante indicado para reversão da trombose. Outros estudos internacionais têm comprovado os bons resultados do medicamento na redução dos tempos de intubação e internação dos pacientes em casos graves, indicando que problemas circulatórios são um componente importante da doença.

O acesso é aberto e a live pode ser acompanhada a partir das onze horas neste link.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.