![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20180322_00_contabilidade.jpg)
No dia 25 de agosto, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP sediará o Fórum InCont USP 2023, que vai debater questões sociais, ambientais e governança (ESG – Environmental, Social and Governance). O evento será das 13h30 às 17h30, presencialmente, no Anfiteatro Ivo Torres na FEA-RP e on-line com transmissão via canal da FEA-RP no YouTube.
As atividades serão divididas em: Painel 1 – Contabilidade para Carbono Net Zero e Descarbonização, com a participação das professoras Maísa de Souza Ribeiro e Mariana Fregonesi, ambas do Departamento de Contabilidade da FEA-RP, e Osvaldo Zanetti Favero Júnior, gerente de Normas Contábeis da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); e Painel 2 – ESG Bonds (títulos) – prática atual e impactos das alterações das IFRS (International Financial Reporting Standards – Normas Internacionais de Relatório Financeiro), com a participação de Jorge Vieira, analista da SNC/CVM e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, Alessandra Segatelli, diretora da Natura & Co., e professor Marcelo Botelho da Costa Moraes, do Departamento de Contabilidade da FEA-RP.
As professoras Mariana Fregonesi e Maísa de Souza Ribeiro vão apresentar os resultados de suas pesquisas, que revelam práticas atuais e diversas características dos créditos de carbono e de descarbonização que ainda não foram descritas na literatura. Já a diretora da Natura & Co., Alessandra Segatelli, participará da discussão acerca da contabilidade aplicável aos títulos de dívida, que têm características relacionadas a indicadores ESG, em que a taxa de juros está vinculada à performance ambiental e social da empresa, que terá análise dos professores Marcelo Botelho e Jorge Vieira.
O Fórum InCont USP 2023 conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-RP (PPGCC), em conjunto com a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O evento é gratuito, há taxa somente para a confraternização, e as inscrições e mais informações podem ser obtidas aqui.
Por: Augusto Protásio Bezerra, Assistência de Comunicação FEA-RP, com edição de Rose Talamone