Filme “Monster” é destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (19/3)

O longa será exibido no Sesc, às 19h30, com entrada gratuita e retirada de ingressos com uma hora de antecedência

19/03/2024 - Publicado há 4 meses
Filme “Monster” do diretor Hirokazu Koreeda – Foto: Divulgação
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta terça-feira (19/3) traz como destaque o filme Monster, do diretor Hirokazu Koreeda. Com classificação indicativa de 14 anos, o filme conta, através de 3 perspectivas, a história de uma mãe que tenta descobrir a razão da mudança de comportamento de seu filho. O longa será exibido no Sesc, com entrada gratuita e retirada de ingressos com uma hora de antecedência. São 70 lugares, que podem ser ocupados por ordem de chegada. O filme começa às 19h30, no Galpão do Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50.

A Casa Belas Artes três filmes em cartaz. Às 14h, o longa A Revolução em Paris, dirigido por Pierre Schoeller e com classificação indicativa de 16 anos. Às 16h, é a vez do filme O Livro da Discórdia, produção dirigida por Baya Kasmi e com classificação indicativa de 16 anos. E às 19h será exibido o filme Dias Perfeitos, do diretor Wim Wenders, com classificação indicativa de 12 anos. A Casa Belas Artes aceita somente pagamento em pix e dinheiro e os ingressos para cada uma das sessões custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia-entrada. A Casa Belas Artes fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

No Museu da Imagem e do Som (MIS) tem o longa Economia Circular, dos diretores Pedro Saad, Cadu Machado, Fabiano Maciel e Fabrício Gallinucci. Com classificação livre, o documentário traz um olhar reflexivo para o consumo em massa, economia e sustentabilidade. O filme será às 18h30, no MIS, na Rua Cerqueira César, 371. A sessão é gratuita.

Ainda no tema da sustentabilidade, nesta terça-feira, tem o espetáculo Reciclown Circus. A comédia une o circo e o teatro em uma história que aborda questões sobre o lixo e a reutilização de materiais. As sessões acontecem hoje, amanhã (20) e quinta (21), às 9h e às 14h, no Teatro Municipal, na Via São Bento, no Campos Elíseos. A peça tem classificação livre e os ingressos são gratuitos.

Nesta quinta, encerram-se as inscrições para o projeto Samba Educa, que propõe 12 oficinas na quadra da Escola de Samba dos Embaixadores, cada uma com duração de 1h30, nos meses de abril, maio e junho. A atividade é para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, que se interessam por instrumentos musicais de ritmo e percussão. As inscrições podem ser realizadas, das 14h às 17h, presencialmente na quadra da Escola de Samba dos Embaixadores, na Rua Ribeirão Preto, 1111, na Vila Carvalho. As inscrições e as aulas são gratuitas.

O Sesi promove um encontro para esclarecer dúvidas sobre os editais de Arte e Cultura e Ocupação Artística deste ano, voltados para artistas locais interessados em se apresentar no Sesi. O evento será dia 26 de março, às 19h, no Teatro do Sesi, que fica na Rua João Ignachiti, no Jardim Castelo Branco, mas as inscrições para participar já estão disponíveis através do site Meu Sesi.

A exposição Territórios, da Marcia Gadioli, originalmente exibida no Museu de Arte de Ribeirão Preto, o MARP, ganha novo fôlego ao migrar para o ambiente virtual. A transição para o digital procura manter a experiência imersiva dos visitantes. A mostra que se encerra dia 25 de março é gratuita e pode ser acessada por aqui.

No Bar do Chorinho tem música ao vivo, com a banda Frito a Siqueira, que toca grandes sucessos do samba. A apresentação será a partir das 19h30, no Bar do Chorinho, Rua Daniel Kujawski 588, no Jardim Macedo. O couvert artístico é de R$ 10.

Nesta quarta feira (20), às 10h, no Museu Casa de Portinari, em Brodowski, tem mais uma edição do projeto Saberes e Fazeres, com o objetivo de aproximar o público aos costumes da família Portinari, com destaque a um dos elementos do jardim da família: a lavanda. O Museu Casa de Portinari fica na Praça Cândido Portinari, 298, no centro de Brodowski, o evento é aberto ao público e gratuito.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.