Entrevista com o fotógrafo Joel Silva é destaque do “Express Cultura” desta segunda-feira (4/3)

O fotógrafo fala do seu documentário “Todas as Guerras Que Eu Vi”, que estreia em Ribeirão Preto nesta terça-feira (5/3), aberta ao público e ingressos a R$ 100. No dia 7, haverá uma sessão exclusiva para universitários, com taxa de R$ 30

04/03/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 05/03/2024 as 16:34
Documentário Todas as Guerras Que Eu Vi – Foto: Joel Silva
O Express Cultura desta segunda-feira (4/3) traz como destaque entrevista com o fotógrafo Joel Silva, (ouça entrevista acima) que está lançando seu documentário Todas as Guerras Que Eu Vi. O longa retrata 25 anos de coberturas fotográficas em situações de conflito e guerras, como correspondente do jornal Folha de S. Paulo. O documentário estreia em Ribeirão Preto amanhã (5), para o público geral, com ingressos no valor de R$ 100, na Boutique da Arte, que fica na Rua Campos Salles, 1.544. Já no dia 7, no mesmo local, terá uma sessão exclusiva para universitários, com taxa de R$ 30. Além da estreia do documentário, o fotógrafo vai realizar um bate-papo. O Express Cultura conversou com Joel Silva para saber detalhes e insights do longa Todas as Guerras Que Eu Vi.

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP está com inscrições abertas para atividades de capoeira, ligadas ao projeto Diálogos e Vivências para as Relações Étnico-Raciais. As aulas são gratuitas e abertas ao público, e serão às sextas-feiras, das 18h às 19h. O início da atividade será nesta sexta (8) e os interessados devem se inscrever neste link. Para mais informações, a faculdade disponibiliza o telefone (16) 99724 0092 e o e-mail rosanaifeietiti@gmail.com.

Nesta terça-feira (5), no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc, tem a atividade Ser de Madeira: a Gestação e a Vida de uma Marionete, com Rocío Paredes. A atividade gratuita propõe a construção de marionetes a partir de peças pré-fabricadas. As sessões vão de terça a sexta-feira, e começam às 18h30. As inscrições já estão abertas, podem ser realizadas pelo aplicativo do Sesc e são limitadas a 15 vagas.

Já estão à venda os ingressos para a peça Acepção – Mulheres Como um Todo, da Arena Porão. A apresentação busca mostrar a força e a diversidade feminina. A peça será nos dias 8, 9 e 10 de março, às 20h, mas os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos pelo direct do Instagram @grupoteatarlporão. Os valores variam entre R$ 20 antecipado ou meia-entrada e R$ 40 a inteira. A Arena Porão fica na Rua 21 de Abril, 375, Vila Tibério.

Também na terça-feira, no Museu Casa de Portinari em Brodowski, tem a estreia da exposição Nós Mulheres da fotógrafa Lola Paola Martins. A exibição traz retratos de mulheres em diferentes estágios da vida, desde bebês até idosas, em várias situações cotidianas, que refletem a realidade feminina. A mostra está aberta das 9h às 17h, de terça a domingo, e se encerra no dia 28 de março. A entrada é gratuita e para mais informações, o Museu disponibiliza o contato (16) 3664-4284. A exposição fica no Galpão das Artes, no Museu Casa de Portinari, na Rua João Brisotti, 128, no centro de Brodowski.

No Shopping Santa Úrsula em Ribeirão Preto tem a mostra Trabalhos dos Alunos Bauhaus Brasil. Na exposição, podem ser vistos projetos de desenhos realizados por turmas de diferentes idades, além de conceitos de paisagismo, design de móveis e arquitetura. O evento, que é aberto ao público, está no segundo piso do shopping, localizado na Rua São José, 933.

Nesta segunda-feira, tem a tradicional roda de choro na Praça Quinze de Novembro. A roda reúne os integrantes do grupo Choro da Casa e outros músicos da cidade, a partir das 20h30, embaixo do relógio da praça. O evento é gratuito e, em caso de chuva, ele será transferido para debaixo da esplanada do Theatro Pedro II.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.