Entrevista com a banda Quase-Ilha é destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (11/7)

Grupo é formado por brasileiros que vivem na França e lançou, recentemente, um videoclipe

11/07/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 12/07/2023 as 14:55
A banda Quase-Ilha lançou, recentemente, o clipe da música A Janela – Foto: Divulgação
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (11/7) traz como destaque a entrevista com a banda Quase-Ilha, formada por brasileiros que vivem na França. O grupo já tem dois singles lançados e vai lançar mais um em breve. Na última quinta-feira, os músicos publicaram o clipe da música A Janela, que pode ser visto neste link.

O Sesc vai virar um cinema por um dia com a exibição de três filmes diferentes. Às 14h, tem sessão de Raya e o Último Dragão, filme estadunidense de 2021, que terá exibição dublada, com classificação livre e 70 lugares disponíveis. Logo depois, às 16h, é a vez de Encanto, um grande sucesso também de 2021, com sessão dublada e também livre para todos os públicos. Para finalizar a programação, às 19h, a atriz Viola Davis vive A Mulher Rei, filme que volta no tempo até o ano 1800. A exibição deste longa-metragem é legendada e a classificação é de 14 anos. Todas as sessões são gratuitas e acontecem no Sesc, que fica na Rua Tibiriça, 50.

Uma parceria entre Sesc e Shopping Santa Úrsula vai exibir, ao longo desta semana, diversos curtas-metragens no segundo piso do local. Serão várias exibições de segunda a sábado, das 12h às 21h30, e de domingo, das 14h às 20h. Os filmes em cartaz são: Meu Nome É Maalun, O Sonho de Zezinho, Rabiola e Cadin. Todas as exibições são gratuitas e livres para todos os públicos. O Shopping Santa Úrsula fica na Rua São José, 933, no Centro.

Também tem exibição gratuita de filme no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Ribeirão Preto. É o longa brasileiro Luz nas Trevas: a Volta do Bandido da Luz Vermelha, de 2012. Dirigido por Helena Ignez e Ícaro Martins, esse filme apresenta a trajetória de Jorge Bronze, conhecido pelo codinome Tudo-ou-Nada, filho do famoso Bandido de Luz Vermelha, que assaltava casas de ricos paulistanos e foi transformado em ícone pelo jornal Notícias Populares. A sessão começa às 18h30 e a classificação indicativa é de 14 anos. O MIS fica na Rua Cerqueira César, 371, no Centro.

O Shopping Santa Úrsula recebe duas exposições para quem deseja sair de casa nas férias. A primeira é para os interessados por vida em outros planetas: a exibição ETs, Uma exposição de outro planeta, que é dividida em cinco espaços espalhados pelo shopping, onde são apresentadas imagens das criaturas de outros planetas e réplicas interativas. A segunda é para os fãs de Elvis Presley. Uma das maiores mostras itinerantes de artigos relacionados ao cantor na América Latina, Elvis Forever traz detalhes sobre a carreira do artista. As duas exposições são gratuitas e podem ser visitadas durante todo o mês de julho. De segunda a sábado, o horário é das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.

Últimos dias para visitar a exposição omemhobjeto, que ocupa o Instituto Figueiredo Ferraz até sábado. A mostra apresenta um recorte da produção do artista Guto Lacaz realizada entre os anos de 1986 e 2018, a partir da coleção de Marcelo Guarnieri e Silvia Velludo. A entrada é livre para todos os públicos e grátis. A visitação acontece sempre das 14h às 18h. O Instituto Figueiredo Ferraz fica na Rua Maestro Inácio Stábile, 200, no Alto da Boa Vista.

Está em andamento o projeto Férias na Fábrica, do Instituto A Fábrica, que traz várias atividades para as crianças ao longo do mês de julho. Embora a maior parte da programação seja paga, o espaço também oferece opções gratuitas. É o caso das aventuras com cordas para crianças de quatro anos ou mais, em que os participantes terão contato com tirolesa, slackline e muito mais até às 18h. Outra atividade grátis é o cineminha, que acontece sempre às 15h, com classificação livre e pipoca para quem for assistir aos filmes. É necessário reservar ingressos neste link. O Instituto A Fábrica fica na Rua Mariana Junqueira, 33, no Centro.

A cantora Gika Bacci é a atração de hoje da Toca do Urso, com um repertório repleto do melhor do rock and roll a partir das 20h. A Toca fica na Rodovia Anhanguera, km 308.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.