Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas inicia campanha pela avaliação da educação jurídica no Brasil

As visitas contarão com a participação dos professores Celso Fernandes Campilongo e Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho, diretores das Faculdades de Direito da USP

 05/04/2024 - Publicado há 3 meses
Por
Participantes da criação do Colégio em 2023 – Foto: Divulgação

 

O Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas, estabelecido em 2023, anuncia o início de sua campanha e agenda de visitas e debates em Brasília. O objetivo principal é propor uma avaliação sobre o estado atual e as perspectivas da educação jurídica no Brasil, bem como discutir o papel das instituições públicas.

A campanha será inaugurada na próxima segunda-feira, 8/4, com uma visita marcada ao Ministério da Educação (MEC) e ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Participarão desta visita os diretores das duas Faculdades de Direito da USP, Celso Fernandes Campilongo (FD) e Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho (FD-RP), que também é Secretário Geral do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas – juntamente com outros dez dirigentes de cursos e faculdades de direito públicas.

A visita acontece no momento em que o CNE está se preparando para apresentar uma resolução contendo novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a graduação em Direito. As atuais DCNs, datadas de 2018, ainda não foram completamente implementadas e o Colégio propõe que qualquer alteração regulatória seja precedida por uma análise de impacto e um diagnóstico robusto, além de uma ampla discussão pública envolvendo todas as partes interessadas. 

A iniciativa também visa assegurar que quaisquer mudanças sejam feitas em prol dos interesses do País e dos estudantes em formação, ao mesmo tempo em que são adotadas medidas para valorizar as instituições de ensino superior públicas. 

O documento que propôs a campanha conta com a assinatura de diversos dirigentes do Colégio e segue aberto para que aqueles que se interessem pelo tema também possam assiná-lo. Para acessar o documento, clique aqui.

Para mais informações: (16) 3315-4950 ou dirfdrp@usp.br

*Estagiário sob supervisão de Ferraz Junior


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.