Com o objetivo de contribuir com a discussão de temas urgentes e relevantes da educação brasileira, a Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, promove o ciclo de discussões O Novo Ensino Médio em Debate. Serão dois encontros on-line, sempre a partir das 10h: o primeiro, no dia 27 de abril, vai reunir acadêmicos e pesquisadores especialistas nesse tema; o segundo, no dia 4 de maio, terá a participação de gestores públicos.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. A transmissão será feita pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do IEA-RP no Facebook. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem o formulário enviado durante o evento nos chats dessas plataformas.
Os encontros para tratar do Novo Ensino Médio terão como objetivo reunir diferentes vozes para debater a proposta e sua implementação. Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), vai recepcionar e conduzir as discussões.
No primeiro encontro, em 27 de abril, às 10h, intitulado O Novo Ensino Médio e o futuro do Enem na visão dos especialistas, Maria Helena Guimarães receberá os estudiosos Nilson Machado (USP), Francisco Soares (UFMG), Simon Schwartzman (IGC), Reynaldo Fernandes (USP), Ricardo Henriques (Instituto Unibanco) e Henrique Paim (FGV). Na ocasião, serão debatidas questões como quais pontos devem ser aperfeiçoados no documento e como essas mudanças também devem ser aplicadas ao Enem.
No segundo webinar, O Novo Ensino Médio e o futuro do Enem na visão dos gestores, em 4 de maio, às 10h, Maria Helena discutirá o assunto com líderes educacionais que têm lidado com os desafios de implementação na prática. Entre os confirmados, estão a presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Amábile Pacios; o ex-integrante do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps; o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angeli; a vice-presidente do Consed e secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira; e o secretário de Educação do Piauí, Washington Bonfim.
O ciclo de debates faz parte da estratégia da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, de abordar questões estratégicas das avaliações e políticas educacionais brasileiras, considerando o debate atual e as proposições do Ministério da Educação, Inep e gestores educacionais.
Mais informações: iearp@usp.br.
Sobre a Cátedra
A Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional é um espaço para debater o papel das avaliações no Brasil, seus diferentes modelos, formatos, técnicas e complementaridades. Além disso, é um núcleo de discussão sobre os usos dos dados e indicadores gerados por meio das avaliações, as inovações possíveis para aprimorar o que já é feito, incorporando novas abordagens. O trabalho inclui ainda realizar advocacy e buscar redes educacionais parceiras para a realização de projetos piloto dentro dessa temática. Coordenada pela professora Maria Helena Guimarães de Castro, a Cátedra tem duração prevista de quatro anos.