Inteligência artificial na educação é tema de minicurso on-line

Promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, evento acontece nesta terça-feira, dia 18, às 19 horas, via internet

 17/04/2023 - Publicado há 1 ano
Minicurso vai abordar os desafios da inteligência artificial na educação – Fotomontagem: Jornal da USP – Fotos: Freepik e Pexels

 

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove nesta terça-feira, dia 18, às 19 horas, o minicurso on-line gratuito Língua, Lógica, Matemática: Sobre Algoritmos, Bits e Vírus. Com transmissão ao vivo através da plataforma Youtube, a aula será ministrada pelo professor Nilson José Machado, coordenador adjunto da cátedra e docente da Faculdade de Educação da USP. O evento faz parte do ciclo de minicursos Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação Básica.

No currículo da escola básica, a língua materna, a lógica e a matemática se entrelaçam, explícita ou tacitamente, como destacam os organizadores na ementa do minicurso. Os conteúdos dessas áreas se ligam a expressão, compreensão, argumentação, decisão, concretização e imaginação. Agora, as tecnologias digitais acrescentaram novos elementos. “Os bits, os algoritmos e, mais recentemente, os vírus, como alegoria biológica, encontram-se na escola e constituem ideias especialmente fecundas na formação do cidadão”, acrescenta a ementa. “Questões atuais sobre a integração de saberes, sobre as possibilidades e os limites da tecnologia, especialmente no que tange à inteligência artificial, serão contempladas na exposição dialogada que estrutura o presente minicurso.”

O minicurso Língua, Lógica, Matemática: Sobre Algoritmos, Bits e Vírus, da cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta terça-feira, dia 18, das 19 às 21h30, no canal da cátedra na plataforma Youtube. Não é preciso fazer inscrição. Interessados em receber certificado de participação devem preencher formulário a ser distribuído durante a transmissão do evento (leia aqui como obter o certificado). Mais informações estão disponíveis no site da cátedra.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.