As falhas na reforma do Ensino Médio

Na sequência de sua análise sobre a reforma do Ensino Médio, Renato Janine aponta aspectos que, embora possam funcionar na teoria, não funcionam na prática

26/04/2023 - Publicado há 11 meses

O professor Renato Janine Ribeiro volta a abordar em sua coluna a reforma do Ensino Médio. “Ninguém considera, que eu saiba, que o antigo Ensino Médio fosse positivo, tinha deficiências sérias, entre outras, uma que é muito difícil de resolver, que é a formação insuficiente dos professores, a falta de professores formados nas próprias áreas”, diz o colunista. Para ele, é preciso ter professores formados nas próprias áreas e bem assalariados. “O que, na reforma, foi bastante falho, além de sair por Medida Provisória, é que foi feita uma promessa, que não havia condições de ser mantida, a promessa era a que cada aluno iria poder encontrar seu itinerário […].  some-se a isso o fato de que, na Medida Provisória, se adotou um quinto itinerário, que seria o Ensino Técnico; então, se você formar cinco itinerários, essa sala terá que ser dividida em cinco, o que, no caso de uma escola que tenha apenas uma classe de cada ano, significaria classes menores e um custo bem maior.” Ou seja, custos com a contratação de professores e a construção de salas.
Na sequência, Janine analisa a reforma do Ensino Médio aprovada durante o governo do presidente Michel Temer, apenas para lembrar que foi um governo que aprovou também o teto de gastos. “Então, com isso, como você vai aumentar os gastos substancialmente no Ensino Médio, se vai faltar dinheiro para educação, que foi cortado para a educação nos governos Temer e Bolsonaro, então, é claro que não tinha como dar certo.” Ele prossegue: “Finalmente, o objetivo do Ensino Médio qual é?  Ele não é necessariamente apenas o de profissionalizar, é muito bom que ele profissionalize jovens a quem dê um caminho para o futuro, a quem dê desde já uma profissão e uma renda, porque a desigualdade social no Brasil é grande e tudo mais, mas é muito importante essas pessoas serem formadas para serem cidadãos”. Por fim, Janine Ribeiro destaca ainda existirem matérias úteis para essa formação, mas que foram perseguidas, como a Filosofia, que ensina coisas como “ética, obrigações, valores, liberdades”.

Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.