As descobertas mais recentes na infectologia tratam da influência do tipo de padrão alimentar – onívoro, de consumo frequente de carnes, ou baseado em plantas, como o vegetariano – na resposta imunológica das pessoas para doenças infecciosas. O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) está buscando voluntários para o Projeto Pandora, para estudar a relação entre dieta alimentar e a incidência e evolução da infecção pela covid-19.
“Já se tem nas últimas décadas estudos de associações que dietas baseadas em plantas estão associadas a menor prevalência de doenças de alta mortalidade e morbidade, como doenças cardiovasculares e doenças metabólicas, como a diabete e a obesidade”, afirma Julio Cesar Acosta, coordenador do estudo e cardiologista do Instituto do Coração (Incor) do HC-FMUSP, que também desenvolveu o projeto de pesquisa CARVOS para entender a influência da dieta sobre a gênese de doenças cardiovasculares.
Nutrientes como antioxidantes e fibras estão em alta quantidade em dietas baseadas em plantas, que também contam com menores quantidades de gordura saturada, segundo Acosta. Há a hipótese forte de que nessas dietas há melhor atividade das células Killer, o que pode significar que elas “estão colocando em condição melhor o indivíduo frente a processos infecciosos”.
Informações
No Projeto Pandora, os pesquisadores estão estudando a resposta imunológica do paciente para a covid de acordo com seu tipo de dieta, buscando “estilos de vida que possam ser corrigidos, porque [o projeto] está mostrando uma diferença em termos de evolução ou prevenção”, conta Acosta. Podem se voluntariar maiores de 18 anos, com ou sem diagnóstico de covid. O questionário está disponível neste link, com perguntas sobre o estilo de vida (sono, atividade física, alimentação). Para mais informações sobre o voluntariado, realização de inscrições e dúvidas, escreva para o e-mail projetopandora21@gmail.com.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.