Ação global da ONU por vacinas tem novos integrantes da USP

Iniciativa da ONU em redes sociais como TikTok destaca a importância de cientistas na busca por vacinas contra a covid-19 e pretende esclarecer sobre boatos e informações falsas

11/11/2020 - Publicado há 3 anos

Postagens dos pesquisadores na rede social TikTok – Foto: Reprodução/TikTok

O estudante do curso de Farmácia da USP em Ribeirão Preto, Wasim Syed, integrante da União Pró-Vacina (UPVacina) e membro do grupo de divulgação científica Vidya Academics, é o quinto representante brasileiro escolhido para integrar a ação global #EquipeHalo (do inglês, #TeamHalo) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na Equipe Halo, cientistas mostram, em redes sociais de grande apelo popular, como o Instagram e o TikTok, seu cotidiano na busca por vacinas contra a covid-19 e interagem com o público para esclarecer boatos e informações incorretas. “Halo” significa “auréola” em português e representa o anel da ciência que circunda o globo.

Além de Wasim, participam da ação a diretora do Instituto Questão de Ciência, Natália Pasternak, o pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da USP Gustavo de Miranda, o pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro Rômulo Neris e a pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da USP Jaqueline Goes de Jesus.

O estudante de Farmácia da USP Ribeirão e integrante da UPVacina Wasim Syed – Foto: Arquivo pessoal

Para o estudante, integrar essa equipe é uma conquista pessoal e profissional. “Significa que todo o esforço que venho colocando na causa da vacinação, iniciada na União Pró-Vacina, tem realmente uma validade reconhecida por instituições importantes, como a ONU. Contribuir para a Equipe Halo também me conectou às figuras mais próximas do desenvolvimento de vacinas no Brasil e no mundo. É incrível saber que, ainda na graduação, eu posso ter contato bem de perto com todo esse esforço global pelas vacinas contra a covid-19. Para mim, é como pisar na Lua, ter uma parte, mesmo pequena, na história”, afirma ele.

Recém-incluída na ação global, a pesquisadora Jaqueline Goes de Jesus, que ganhou visibilidade depois de sequenciar os primeiros genomas do novo coronavírus na América Latina, destaca que desenvolver uma comunicação mais acessível e didática com o público é gratificante: “Trazer informações para a população sobre o que temos feito em uma linguagem mais simples é uma forma de devolver à sociedade todo o investimento que tem sido feito ao longo dos anos. Eu criei um perfil no TikTok para começar a produzir conteúdos para o projeto e estou gostando bastante. Estou aprendendo a usar a ferramenta e descobrindo um mundo de possibilidades criativas”.

Confira os links para o TikTok dos participantes da USP na Equipe Halo:

Wasim destaca ainda que essa conquista não é apenas dele, mas de toda a equipe da UPVacina, que vem trabalhando incessantemente contra a desinformação e pela educação científica na área de vacinas. “Integrar esse projeto da ONU é um indicativo de que nosso trabalho tem uma grande importância na história, e que há uma luz no fim do túnel contra o negacionismo científico.”

Confira a ação dos pesquisadores nos links:

Wasim Syed: https://www.tiktok.com/@wasimvacinas

Jaqueline Goes de Jesus: https://www.tiktok.com/@drajaquelinegoes