Os hospitais brasileiros estão se preparando para um aumento de internações pelo novo coronavírus. Mas para saber se a infraestrutura existente vai dar conta da demanda, é preciso enfrentar o problema de frente. A análise é do infectologista Fernando Bellíssimo Rodrigues, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.
Em entrevista ao Jornal da USP no Ar – Edição Regional, o professor diz que o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, tem destinado leitos em hospitais públicos especificamente para pacientes que estejam com a covid-19.
Quanto aos profissionais que atuam na área, o professor garantiu que existe uma preocupação maior para que principalmente enfermeiros e auxiliares não se contaminem. Para ele, os protocolos são os mesmos para procedimentos em relação a qualquer doença contagiosa.
O professor explicou também que a velocidade na propagação do vírus é o que faz a doença ser mais perigosa em relação à última pandemia declarada pela OMS, que foi em 2009 em função da influenza H1N1.
Ouça a entrevista no link acima.