Você sabe exatamente por que a proteína é importante para a alimentação? O que ela faz no corpo? Quais seus benefícios? O que a deficiência dela causa? As proteínas são formadas por aminoácidos que contribuem justamente para o crescimento dos tecidos.
A nutricionista Patrícia Campos Ferraz, da Faculdade de Saúde Pública da USP e mestre em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, explica o quanto a proteína é importante na formação do nosso corpo.
Apesar de todos os seus benefícios, ela sozinha não completa uma alimentação saudável, por isso é importante o balanceamento com outros alimentos. Atletas que desejam ganhar massa magra e aumentar a definição muscular apostam em uma dieta rica em proteína.
Consumo diferenciado
A especialista explica como deve ser feito o consumo de proteínas, principalmente por quem pratica esportes. Essa fórmula muda quando o assunto são idosos e crianças. Nesse caso, a alimentação é diferenciada. A deficiência de proteínas no organismo pode causar problemas sérios.
As pessoas que têm intolerância à proteína animal podem procurar um nutricionista para fazer um acompanhamento justamente para não ter problemas no futuro. A proteína também repõe a energia que foi perdida, auxilia a defesa do organismo, faz o transporte de substâncias pelo corpo e atua no sistema nervoso. Nosso cérebro precisa de uma quantidade de proteínas para que funcione bem, ativando as funções cognitivas.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.