Em meados do século 20, o historiador inglês marxista Edward Palmer Thompson (1924-1993) publicou dois panfletos contra o fascismo: Ameaça Fascista à Grã-Bretanha, de 1947, e A Luta por Uma Imprensa Livre, de 1952. Esses dois textos compõem o livro E. P Thompson, Panfletário Antifascita, que a Plebeu Gabinete de Leitura, de Fortaleza (CE), lançou recentemente, em tradução de João Ernani.
Autor de A Formação da Classe Operária Inglesa, em três volumes, e A Miséria da Teoria, Thompson formou em 1946 um grupo de estudos marxistas com os historiadores Christopher Hill, Eric Hobsbawn e Perry Anderson. Membro do Partido Comunista Britânico, lecionou cursos para trabalhadores na Universidade de Leeds. Em 1956, em razão das denúncias de Nikita Khrushchev, rompeu com o Partido Comunista e passou a criticar os desmandos de Stalin. Lecionou em universidades da Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.
Esse livro foi comentado pela professora Marisa Midori em sua coluna Bibliomania, transmitida no dia 25 de outubro de 2019 pela Rádio USP (93,7 MHz).
Ouça no link acima a íntegra da coluna.
Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.