Foi inaugurada na segunda-feira, 16 de dezembro, a exposição 90 anos da Universidade de São Paulo.
A mostra está localizada no saguão de entrada da Reitoria da USP e foi idealizada com o objetivo de oferecer aos visitantes uma síntese histórica da Universidade, apresentando elementos a respeito de sua formação e evolução ao longo das últimas nove décadas e destacando, também, algumas das contribuições que a instituição vem proporcionando à sociedade.
Para a vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, que responde pela curadoria do novo espaço, a seleção de assuntos foi um grande desafio diante das limitações físicas da área. “Optamos por privilegiar três momentos decisivos: a memória da instituição, o reconhecimento público nos 90 anos e o avanço do conhecimento com os produtos que foram gerados, de forma a destacar acontecimentos relevantes que são capazes de desvelar o percurso da Universidade ao longo das décadas que se seguiram à sua fundação, em 1934.”
Na cerimônia de inauguração, Maria Arminda deixou um convite: “É importante pontuar que a diversidade da nossa USP permite ir muito além daquilo que vemos aqui, em um mergulho mais profundo em cada uma das suas unidades. Assim, é com muita satisfação que oferecemos essa mostra ao público como um fechamento das comemorações que vêm ocorrendo desde janeiro e que vêm ressaltando para toda a sociedade uma herança notável e em constante aperfeiçoamento, que permite também prever um futuro prodigioso. Se os 90 anos da USP celebram o caminho percorrido, eles também estimulam a reflexão sobre os tempos vindouros”.
“O início do aniversário de 90 anos da USP foi marcado com um evento grandioso no dia 25 de janeiro, na Sala São Paulo, e foi seguido de uma série de iniciativas importantes, em diferentes aspectos, completando-se com a abertura desse espaço, que sintetiza uma série de informações significativas”, lembrou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
“Ao longo de 2024, além do marco de fundação da Universidade, participamos de várias comemorações de aniversários em diversas unidades. Essa coincidência de celebrações reforçou ainda mais o destaque da USP junto à sociedade e gerou uma repercussão bastante impactante e positiva nos veículos da imprensa, culminando com uma posição privilegiada da USP no ranking global de visibilidade, como a 8ª do mundo neste quesito”, destacou Carlotti.
Ao visitar a exposição, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história e curiosidades de alguns produtos representativos da atividade da USP, como, por exemplo, o medicamento Vonau Flash, considerado revolucionário no tratamento de episódios de enjoo e que foi desenvolvido na Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Também é possível ver de perto os ventiladores pulmonares que foram desenvolvidos e fabricados pelo projeto INSPIRE, da Escola Politécnica, em 2020, no auge da crise da pandemia de covid-19.
Imagens e fotos históricas, textos e linhas do tempo também fazem parte da exposição, exibidos em grandes painéis, além das fotos vencedoras de um concurso promovido pela Prefeitura do campus Capital-Butantã, que registram novos olhares sobre a vida no campus, sua arquitetura e suas atividades.
O edifício da Reitoria está localizado na Rua da Reitoria, 374, na Cidade Universitária, e a visita pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, exceto no período de recesso universitário, de 21 de dezembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025, quando o prédio estará fechado ao público.