USP oferece a única residência médica em Medicina Legal do Brasil

Departamento de Medicina Legal já contribuiu em casos emblemáticos, como o reconhecimento da ossada do nazista Josef Mengele

 23/10/2019 - Publicado há 2 anos  Atualizado: 24/10/2019 as 13:59

Dando continuidade ao especial sobre a contribuição da Medicina USP para a sociedade, o Jornal da USP no Ar traz um pouco da história do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina (FM) da USP, único no País com residência médica em Medicina Legal e Perícia Médica. Para isso, o jornal conversou com o doutor Daniel Romero Muñoz, professor titular de Medicina Legal da FM.

Em 2000, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Comissão Mista de Especialidade detectaram que alguns ramos da medicina não possuíam residência médica, como a Medicina Legal. Munõz relata que a FM era a única com condições de oferecer a residência, e assim ocorreu. Hoje, o Departamento de Medicina Legal conta com 15 residentes e a especialização tem duração de três anos.

Munõz explica que o disciplina estuda a perícia médica lato sensu. Isso significa que todas as áreas da perícia são englobadas pelas especialização, como perícia médica, criminal, previdenciária, militar, entre outras. O Departamento de Medicina Legal foi reconhecido como o 10º na área da pesquisa sobre o tema. O professor conta que há parcerias com universidades estadunidenses, norueguesas e inglesas.

O Departamento também já contribuiu em casos emblemáticos, como o reconhecimento da ossada do nazista Josef Mengele e a perícia de PC Farias, tesoureiro da campanha do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que foi encontrado morto com a namorada  Suzana Marcolino, em Maceió.

Ouça a entrevista, na íntegra, no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 10h45, 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.