Panfletos do historiador Edward Thompson são publicados no Brasil

Autor inglês foi um dos grandes adversários do fascismo no século 20

Em meados do século 20, o historiador inglês marxista Edward Palmer Thompson (1924-1993) publicou dois panfletos contra o fascismo: Ameaça Fascista à Grã-Bretanha, de 1947, e A Luta por Uma Imprensa Livre, de 1952. Esses dois textos compõem o livro E. P Thompson, Panfletário Antifascita, que a Plebeu Gabinete de Leitura, de Fortaleza (CE), lançou recentemente, em tradução de João Ernani.

Autor de A Formação da Classe Operária Inglesa, em três volumes, e A Miséria da Teoria, Thompson formou em 1946 um grupo de estudos marxistas com os historiadores Christopher Hill, Eric Hobsbawn e Perry Anderson. Membro do Partido Comunista Britânico, lecionou cursos para trabalhadores na Universidade de Leeds. Em 1956, em razão das denúncias de Nikita Khrushchev, rompeu com o Partido Comunista e passou a criticar os desmandos de Stalin. Lecionou em universidades da Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.

Esse livro foi comentado pela professora Marisa Midori em sua coluna Bibliomania, transmitida no dia 25 de outubro de 2019 pela Rádio USP (93,7 MHz).

Ouça no link acima a íntegra da coluna.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

 

 

 

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •