Colunista fala sobre (ir)responsabilidade do consumidor digital

Segundo Schwartz, essa discussão leva em conta a exploração e destruição do meio ambiente, além da ampliação do mercado – tudo ao alcance de um clique

 09/09/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

A discussão em torno do consumo leva em conta a exploração e destruição do meio ambiente e ampliação do mercado. A responsabilidade digital é imensa. A internet já permite, em sua codificação, identificar dados e registros, códigos de uma nova realidade, a monetização, que pode gerar recursos. Mas como esses recursos irão circular e serão consumidos?

Essa expansão da rede digital, seja no setor que for – alimentar, cultural, comportamental -, mostra no final um consumidor que pode ser irresponsável, cuja única preocupação é clicar no seu “objeto de desejo”, sem se preocupar com a maneira como foi obtido.

No Brasil, há uma discussão sobre a expansão da internet e seus impactos, políticas públicas e estratégias necessárias, sempre visando a uma maior responsabilidade por parte do consumidor.

Acompanhe a íntegra da coluna – na qual o professor Gilson Schwartz conversa com Simone Lemos – pelo link acima.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.