Abuso das empresas de telemarketing tende a acabar

Procon cria possibilidade de bloquear as indesejadas chamadas de telemarketing

 10/09/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 13/09/2019 as 9:49
Por

O primeiro boletim Em dia com o Direito desta semana fala sobre os abusos cometidos pelas empresas de telemarketing. O cotidiano da maioria das pessoas é afetado pelo grande volume de ligações efetuadas pelos setores de telemarketing de grandes empresas, com cansativas propagandas. Porém, com o incansável intuito de convencer o consumidor, esse tipo de abordagem chega a violar a intimidade dos indivíduos, gerando irritabilidade e estresse.     

Com a finalidade de regular o exercício das empresas de telemarketing, foram criadas leis como, por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor, que visa a proteger o usuário de abusos das empresas privadas.

A Fundação Procon-SP criou a possibilidade de bloquear as chamadas de telemarketing, com facilidade e rapidez, sendo necessárias apenas informações básicas como nome, CPF, RG, e-mail, bairro e o número do telefone; no caso de pessoa jurídica, as informações são diferentes. Além dessa possibilidade, o consumidor lesado pode partir para os meios judiciais.  

O boletim é produzido pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, com coordenação do professor Nuno Coelho.

Ouça no link acima a íntegra do boletim Em dia com o Direito


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.