Canção de Chico Buarque contribui para o conceito de cidadania

Em sua série sobre o diálogo entre arte e educação, Eunice Prudente analisa a letra de “Homenagem ao Malandro”

Criada na época da ditadura, a letra da música Homenagem ao Malandro foi escrita pelo artista Chico Buarque de Holanda. Ela trata do homem comum, que é um trabalhador e que precisa de uma carteira de trabalho. Em um trecho da música, Chico Buarque, na sequência da letra, contribui para nossa cidadania quando se refere a outro tipo de malandro, bastante conhecido na sociedade brasileira. Ele fala do malandro oficial, que usa gravata, tem capital e muitas vezes é candidato a malandro federal. Segundo a professora Eunice Prudente, “se na nossa escola, no nosso ambiente, nós atentarmos para essas contribuições, crescerá a nossa cidadania”. E ainda: “Nós não queremos malandros, nós precisamos de pessoas comprometidas com o interesse público”.


Educação e Direitos
A coluna Educação e Direitos, com a professora Eunice Prudente, vai ao ar toda sexta-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e  TV USP. 

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •