Osesp lança CD com músicas do professor Ronaldo Miranda, da USP

Álbum que comemora 70 anos do compositor está disponível gratuitamente na internet

02/07/2020 - Publicado há 4 anos
Detalhe da capa do CD da Osesp com obras de Ronaldo Miranda – Foto: Reprodução

Por Samantha Nascimento

O professor Ronaldo Miranda, do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, acaba de lançar novo CD, que comemora seus 70 anos. Produzido pelo selo Sesc e intitulado Ronaldo Miranda – 70 Anos, o álbum é composto de peças que Miranda executou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), na Sala São Paulo, nas temporadas de 2010, 2014 e 2018. São elas: Variações Temporais – Beethoven Revisitado, de 2014, Seis Cantos de Lorca, de 2018, e Concerto para Violino e Orquestra, de 2009. O CD pode ser ouvido gratuitamente neste link.

O professor Ronaldo Miranda, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – Foto: Arquivo pessoal

Dono de vasta carreira na música erudita, Miranda iniciou sua trajetória como crítico de música do Jornal do Brasil e intensificou seu trabalho como compositor a partir de 1977, quando obteve o 1º prêmio no Concurso de Composição para a 2ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea, na categoria Música de Câmara.

Nos anos seguintes, recebeu inúmeros prêmios em concursos nacionais de composição e também o Troféu Golfinho de Ouro, em 1981, do governo do Estado do Rio de Janeiro, além de ter sido premiado duas vezes pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo (APCA), em 1982 e em 2006. Em setembro de 2001, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo concedeu a Miranda o Troféu Carlos Gomes, como melhor compositor do ano.

Miranda participou de importantes festivais internacionais, como o World Music Days, em Aarhus, Dinamarca (1983), a 10ª Bienal de Música de Berlim (1985), o Sonidos de las Americas/Brasil, no Carnegie Hall, em Nova York (1996), e a Semana de Música Brasileira, realizada na Hochschule für Musik, em Karlsruhe, Alemanha (2000), entre outros.

Ouça o CD Ronaldo Miranda – 70 Anos, gratuitamente, neste link.