Alimentação inadequada pode afetar o desenvolvimento infantil

De acordo com Maria Elizabeth, uma alimentação não adequada pode causar anemia, emagrecimento ou obesidade e até problemas psicológicos e motores em crianças de até 10 anos de idade

22/01/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 02/07/2024 as 14:58
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Logo da Rádio USP
alimentação infantil na pandemia, alimentação infantil na escola
Seis em cada dez crianças demonstram dificuldades alimentares – Foto: Pixabay

Crianças com até 10 anos de idade foram alvo de uma pesquisa realizada em diferentes regiões do País. O estudo revelou que seis em cada dez delas demonstram dificuldades alimentares, que vão desde o baixo consumo de produtos in natura até a resistência em experimentar novos alimentos. A preocupação é a de como isso pode afetar o desenvolvimento infantil, como informa a professora Maria Elizabeth Machado (Faculdade de Saúde Pública da USP), para quem o equilíbrio nutricional colabora com a saúde global da criança, é muito importante nessa fase da vida e só pode ser proporcionado pela alimentação adequada. A má alimentação pode causar anemia, emagrecimento ou obesidade, cansaço a longo prazo e até mesmo distúrbios psicológicos e motores. Daí a importância de um acompanhamento médico, sublinha a professora, que aconselha que não se dê atenção apenas ao peso e à estatura da criança, mas também a fatores como prática de atividade física e participação escolar.

“A nutricionista pode ajudar com orientação sobre quais alimentos escolher, o preparo adequado a cada idade, sempre dentro do contexto doméstico e atendendo às características de crença, origem e costumes da família.” Nesse aspecto, os pais exercem papel fundamental na garantia de uma alimentação saudável, que deve ser diferente da dos adultos no tocante a particularidades como textura, cores, frequência, volume, com o acréscimo, no decorrer da idade, de diferentes condimentos. Maria Elizabeth observa que a criança é o espelho dos responsáveis que participam de seu horário às refeições e que estes, portanto, têm importância na formação de bons hábitos alimentares. “Para incentivar a boa alimentação, deve-se tornar esse horário o mais agradável possível, até mesmo fazendo a criança participar do preparo das refeições.”

Alimentação saudável

Também é importante observar que, para cada idade, é recomendado um tipo de alimento, o qual deve levar em conta não só as necessidades nutricionais, mas também as experiências que as crianças têm ao se alimentar. Como não poderia deixar de ser, a pandemia da covid-19 afetou a rotina dentro de casa e gerou reflexos na hora do almoço ou do jantar. “A convivência dentro de casa entre pais e filhos se tornou muito mais intensa e isso gerou lembranças de comportamento, preferências e rejeições alimentares”, diz a professora. “O estilo de vida alterado e, muitas vezes, a falta de aptidão de preparo dos alimentos pelos responsáveis pode promover o aumento das facilidades, como a aquisição de produtos prontos.” O lado positivo é poder reunir toda a família no horário nobre das refeições. Seja como for, alcançar o equilíbrio alimentar pode se tornar um desafio no dia a dia, mas é importante para a formação da criança. Quando dificuldades se apresentam, sempre é bom solicitar ajuda de um profissional da nutrição ou de um pediatra, aconselha Maria Elizabeth.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.