Bem-vindos, novos docentes da USP!

Por Helena Ribeiro, presidente da Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert) da USP

20/06/2023 - Publicado há 11 meses
Helena Ribeiro – Foto: Arquivo pessoal
Na próxima quinta, dia 22, às 14 horas, a Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert) promoverá uma reunião de boas-vindas e orientação aos docentes admitidos na Universidade de São Paulo, por concurso público, no período de outubro de 2022 a junho de 2023.

São 96 docentes convidados, de todos os campi da USP, para o encontro na sala do Conselho Universitário, na Cidade Universitária, em São Paulo, com a presença do reitor, professor Carlos Gilberto Carlotti Junior e do diretor científico da Fapesp, professor Márcio de Castro Silva Filho.

A ideia é reunir todos/as os novos/as docentes para propiciar uma maior integração entre eles/as e propiciar uma familiaridade com o campus capital da Universidade também para professores de unidades do interior do Estado.

São docentes de 46 unidades de ensino e pesquisa.

A programação está dividida em duas partes, sendo a primeira uma atividade de integração optativa, das 10h30 às 12 horas na Raia Olímpica da USP, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), e, em seguida, um almoço de integração no saguão do Conselho Universitário.

Às 14 horas, haverá a fala de boas-vindas do reitor, seguida da fala do diretor científico da Fapesp, da apresentação da atual presidência da Cert, apresentação do diretor do Departamento de Administração, professor Amaury José Rezende, além dos depoimentos de alguns docentes admitidos e esclarecimento de dúvidas.

Na reunião, serão esclarecidos pontos-chaves da carreira universitária, o que se espera dos diferentes regimes de trabalho e os procedimentos realizados pela Cert. Também serão dadas orientações sobre os requisitos do estágio probatório, que se refere aos três anos iniciais de trabalho como docente na USP.

Outro ponto a ser abordado será o possível credenciamento para realização de atividades simultâneas, relacionadas ao cargo, desde que não prejudiquem o desempenho regular da função e observadas condições definidas na resolução que regulamenta o assunto.

No intervalo, haverá uma apresentação musical da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp).

Na ocasião, será distribuído aos/às docentes o livro A cidade vista de cima, uma cortesia da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp).