Renato Janine comenta necessidade de valorização da educação

O colunista avalia a importância de valorizar os salários dos professores da rede pública e fortalecer a qualidade das escolas

16/09/2020 - Publicado há 4 anos

A coluna Ética e Política desta semana traz Renato Janine Ribeiro comentando uma fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou que os salários pagos a ocupantes de cargos da alta administração pública são baixos e que ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Contas da União, por exemplo, precisariam ser mais bem remunerados para manter suas carreiras.

Janine diz que muitos advogados do setor privado têm salário muito superior ao teto constitucional, de cerca de R$ 39 mil. Porém, quando a pessoa opta por seguir a carreira pública e almeja se tornar um ministro do STF, por exemplo, ele acaba tendo um poder que os advogados não têm. O colunista lembra ainda que, no Brasil, esse teto não é respeitado e que a remuneração média de juízes é de cerca de R$ 50 mil.

Para o colunista, o ministro deveria pensar, sobretudo, em como desenvolver melhor a economia brasileira – e a educação é um investimento importante nesse sentido. “Quando a gente lê os órgãos internacionais de tendência liberal, que o ministro diz ter, como The Economist, The New York Times e The Wall Street Journal, a gente vê que todos dão muita importância à educação”, destaca. E lembra que é muito mais importante valorizar o salários dos professores da rede pública e fortalecer a qualidade das escolas. “Isso vai ser muito mais importante para o desenvolvimento econômico brasileiro do que aumentar ainda mais o salário de quem já ganha bastante dinheiro.”

E o que pensar do salário mínimo no Brasil, de cerca de R$ 1 mil, sendo que muitos brasileiros sequer ganham isso? Para o colunista, há um descompasso gigantesco nas remunerações e compara com o que ocorre na Europa, onde muitos juízes recebem salários semelhantes aos de seus colegas no Brasil, mas o salário mínimo de alguns países, de cerca de mil euros (aproximadamente R$ 6 mil), tem valor muito superior ao que é pago aqui.

“Eu creio que o Brasil deveria se preocupar, sobretudo, em melhorar os salários dos mais pobres e, ao mesmo tempo, fazer tudo aquilo que é necessário para que as pessoas possam ganhar mais dinheiro com mais trabalho, mais produtividade. Ou seja, educação, saúde, transporte coletivo decente, moradia razoável, tudo o que não é prioridade no atual governo.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.

Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.