Desempenho acadêmico de aluno da USP independe da forma de ingresso

Levantamento mostra que média das notas de ingressantes via Sisu ou Fuvest não possui grande diferença

26/06/2017 - Publicado há 7 anos

Atualizado 26 de junho, às 19h40

No processo seletivo deste ano, que selecionará os ingressantes de 2018, todas as unidades da USP destinarão parte de suas vagas para o Sisu – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Neste mês de junho, os primeiros alunos da USP que ingressaram via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão finalizando o terceiro semestre. Mas como foi o desempenho deles no dia a dia universitário?

Um levantamento da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP mostra que a média das notas dos estudantes que entraram na Universidade via Sisu ou Fuvest não possui diferenças significativas.

A análise considerou a média ponderada do primeiro e do segundo semestre de 2016 dos cursos da USP que foram oferecidos tanto pelo Sisu como pela Fuvest, incluindo todas as disciplinas com aprovações e reprovações. A PRG divulgou os dados completos de 22 desses cursos. A diferença máxima entre as médias de notas não superou dois pontos. Também houve um equilíbrio entre os grupos que obtiveram as maiores médias de notas.

No primeiro semestre de 2016, por exemplo, os ingressantes do Sisu tiveram as maiores médias de notas nos seguintes cursos: Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Geografia, História, Física, Química, Geologia, Pedagogia, Ciências Biomédicas e Psicologia.

Quem entrou na USP via Fuvest conseguiu média maior nos cursos de Engenharia de Produção, Direito em São Paulo, Direito em Ribeirão Preto, Medicina, Ciências Sociais, Filosofia, Letras, Enfermagem e Ciências Biológicas. Confira o quadro completo abaixo:
.

Dados do primeiro e do segundo semestre de 2016 – Fonte: Pró-Reitoria de Graduação

.

No segundo semestre, algumas médias se alteraram e o desempenho dos alunos via Sisu foi superior também nos cursos de Engenharia de Produção, Filosofia, Letras e Enfermagem, enquanto os da Fuvest conquistaram maiores médias em História, Pedagogia e Psicologia.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes, o desempenho similar dos estudantes não foi uma surpresa. “Esse resultado era esperado, porque a partir do primeiro ano, a tendência é se ter uma uniformização de desempenho das turmas; independente da forma de ingresso.”

Para Hernandes, a adesão ao Sisu permitiu à USP ganhar em várias frentes, principalmente em relação à diversidade dos estudantes. “Houve maior inserção de alunos do próprio Estado nos cursos de graduação da USP (hoje 85% dos ingressantes são de São Paulo) e aumento expressivo de matrículas dos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.”

Antonio Carlos Hernandes, pró-reitor de Graduação da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Em 2018, completará três anos da adesão da USP ao Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas nos seus cursos de graduação para estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cada unidade de ensino da USP tem a opção de aderir ou não ao sistema. A quantidade de vagas destinadas ao Sisu que cada unidade pode oferecer tem um limite: 30% em cada curso e turno. Dentro desse porcentual, as unidades de ensino podem escolher três modalidades: ampla concorrência (AC), ou seja, para todos alunos que realizaram a prova do Enem; escola pública (EP): estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas; e para egressos do ensino médio público autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI).

No primeiro ano, sete unidades resolveram não destinar vagas pelo Sisu, mas apenas pela Fuvest. No último processo de seleção, apenas três das 42 unidades de ensino ainda não disponibilizavam vagas: a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a Faculdade de Medicina (FMUSP) e o Instituto de Física (IF)..

Todos os cursos no Sisu

Matrícula dos candidatos aprovados pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Para a seleção em 2018, todos os cursos da USP devem oferecer vagas via Sisu. As três unidades que ainda não participavam já sinalizaram a adesão. O Centro Acadêmico da FMUSP Oswaldo Cruz divulgou que, no último dia 12 de junho, durante reunião da Comissão de Graduação da Faculdade de Medicina, foi aprovada a reserva de 30% das das 175 vagas oferecidas pela unidade. A decisão ainda precisa passar pela congregação da FMUSP.

Já o IF terá 20% das 270 suas vagas para o Sisu, sendo 24 para escola pública, 20 para PPI e 10 para ampla concorrência. A decisão foi aprovada em congregação extraordinária realizada no dia 22 de junho. As informações são do Centro Acadêmico do Instituto de Física, o Cefisma.

Segundo dados fornecidos pela assessoria de imprensa da EESC, a unidade também destinará parte das vagas para alunos oriundos de escolas públicas e também para os autodeclarados PPI. A Congregação da EESC, em reunião no dia 26 de maio, optou por oferecer 59 vagas ao processo: 55 destinadas a alunos EP e 4 a candidatos pretos, pardos e indígenas. O número representa cerca de 12% do total de vagas nos cursos da escola, que oferece anualmente 490 vagas.

A Pró-Reitoria de Graduação informou que haverá maior quantidade de vagas destinadas ao Sisu no processo de seleção 2018. Em 2017, foram oferecidas 2.338 vagas. No entanto, os números totais só serão divulgados no próximo dia 4 de julho, após reunião do Conselho Universitário (Co) da USP, quando serão discutidas e aprovadas as regras e vagas para o ingresso na USP no ano que vem.