Economista da FEA analisa mercado imobiliário diante da crise e da alta dos juros

A repórter Miriam Ramos, da Rádio USP, conversou com Danilo Camargo Igliori, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP a respeito

 17/02/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 29/03/2016 as 14:31

A repórter Miriam Ramos, da Rádio USP, conversou com Danilo Camargo Igliori, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP a respeito do mercado imobiliário brasileiro e suas perspectivas diante das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país.

Para o docente, apesar do mercado imobiliário não se encontrar totalmente inerte, ele tem sofrido bastante desde que o processo de recessão econômica começou. Em uma análise da oferta e demanda do setor, é possível identificar um número menor de transações. De acordo com Igliori, tudo indica que o mercado continuará com bastante dificuldade por algum tempo ainda.

Foto: Divulgação
Danilo Camargo Igliori, professor da FEA-USP – Foto: Divulgação

Apesar da instabilidade do momento, práticas bastante expressivas de desconto podem ser observadas.

Para quem está interessado em comprar, o momento é interessante. Claro que é sempre difícil [prever] qual que é o momento ideal, depende muito das necessidades das pessoas e da disponibilidade financeira, mas o mercado já está mais favorável pra quem é comprador.

O especialista acredita que aqueles que desejam vender imóveis com rapidez acabam recorrendo a descontos para fechar negócio com eventuais compradores.

Ainda sobre as perspectivas para o cenário nacional e a alta dos juros, o economista não acredita em uma recuperação da economia em curto prazo.“Os níveis de juros nesses patamares não são só ruins para imóveis, são ruins para todos aqueles empresários ou investidores que querem investir no lado real da economia. Para muitos daqueles que têm o recurso guardado, o mais interessante é simplesmente deixar no mercado financeiro e se beneficiar desses níveis de taxa de juros”, afirma.

Ouça a entrevista na íntegra:

play-soundDanilo Camargo Igliori, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP fala a respeito do mercado imobiliário brasileiro e suas perspectivas diante das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país.

logo_radiousp_tempo_real

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.