Workshop discute a Internet das Coisas e os desafios da sociedade 4.0

As aplicações de Internet das Coisas no agronegócio, na saúde e na indústria é o tema de mais uma edição do Strategic Workshop, atividade promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, no próximo dia 30 de agosto,

26/08/2016 - Publicado há 8 anos

As aplicações de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) no agronegócio, na saúde e na indústria é o tema de mais uma edição do Strategic Workshop, atividade promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, no próximo dia 30 de agosto, no auditório da Biblioteca Brasiliana (Rua da Biblioteca, s/n, na Cidade Universitária, em São Paulo).

O seminário é organizado pela Pró-Reitoria e pelo Grupo de Automação e Tecnologia de Informação da Escola Politécnica, com o apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA), e tem como público-alvo executivos, gestores, profissionais técnicos, professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação dos cursos nas áreas de engenharia, tecnologia e administração.

Com o objetivo de explorar as mudanças da sociedade à luz da quarta revolução industrial, o evento pretende promover a integração e a troca de experiências entre agências governamentais, academia e empresas de forma a acelerar a inserção do Brasil nesta nova realidade global.

Além das discussões relacionadas à indústria, à saúde e à agricultura no cenário da Internet das Coisas, serão apresentadas as soluções já aplicadas no Brasil e em outros países pelas empresas dos setores de engenharia de automação e sistemas de informação.

Internet das Coisas ainda é um termo em definição, mas é tido como o próximo patamar da computação, capaz de gerar receitas da ordem de bilhões de dólares para os anos seguintes em decorrência do fato de que irá reestruturar toda a interação do ser humano com componentes eletrônicos. O objetivo é conectar tudo e todos.

Módulos

O evento está dividido em três módulos. Na abertura do workshop serão discutidos os desafios da sociedade 4.0 e os temas abordados girarão em torno de temas como a identificação das tecnologias que viabilizam a sociedade 4.0 e os desafios para adotá-las no Brasil.

No primeiro módulo, devem ser apresentadas propostas do governo e da academia para colaborar com a desburocratização. Em seguida, serão debatidos o diagnóstico e as demandas do agronegócio e da saúde para melhorar a eficiência e reduzir os custos internos e externos das organizações nesses segmentos.

Já o terceiro módulo será focado na indústria, que é o ponto central em torno do qual todas as mudanças da sociedade 4.0 se organizam. Alguns dos assuntos discutidos serão as transformações que a IoT vai provocar nas fábricas, sobretudo devido à customização em massa; os novos desafios a serem superados para que as indústrias brasileiras participem de um novo paradigma de cadeias globais de suprimento; as aplicações-chave comuns ao agronegócio, à saúde e à indústria para aumentar a eficiência e reduzir o custo de importações e exportações e como o  Parque Tecnológico da USP pode ajudar nesse processo.

A programação completa está disponível no site do evento, onde as inscrições podem ser feitas gratuitamente. O evento também terá transmissão on-line.

Iniciativa

Os Strategic Workshops foram criados com o objetivo de incentivar a organização da pesquisa na USP em torno de temas estratégicos, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes Unidades.

Este será o sexto workshop promovido neste ano. Os anteriores tiveram como temas nanotecnologia, governança, aquicultura, legislação da ética em pesquisa e terras raras.