Cortes de verba para ciência e tecnologia preocupam

Pesquisadores da USP comentam as consequências dos cortes para a produção científica e tecnológica do País

 20/10/2017 - Publicado há 7 anos
Por
Logo da Rádio USP

O governo brasileiro reduziu o orçamento destinado à Ciência e Tecnologia em 44% em relação ao ano passado, disponibilizando 3,2 bilhões para essas áreas. A comparação com a verba de quatro anos atrás assusta: 10 bilhões eram destinados à ciência e tecnologia, desconsiderando a inflação da época. Para 2018, ainda está previsto um novo corte, de 15,5%.

Diante desse cenário, cientistas premiados com o Nobel direcionaram uma carta ao governo brasileiro, na qual relatam a preocupação com os rumos da ciência no País. Para entender os impactos para a produção científica brasileira, a Rádio USP conversou com a pesquisadora Lygia da Veiga Pereira, diretora do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, e com José Eduardo Krieger, pró-reitor de pesquisa da Universidade.

Ouça o áudio acima para descobrir a opinião dos especialistas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.