USP Talks discute os mistérios da cosmologia e da astrobiologia

De onde viemos? Como se formou o universo? E será que estamos sozinhos dentro dele? São perguntas elementares que fascinam os seres humanos desde os primórdios da astronomia e que abordadas na próxima edição do programa USP Talks, que será realizado no dia 31 de agosto.

25/08/2016 - Publicado há 8 anos

De onde viemos? Como se formou o universo? E será que estamos sozinhos dentro dele? São perguntas elementares que fascinam os seres humanos desde os primórdios da astronomia e que serão abordadas na próxima edição do programa USP Talks, que será realizado no dia 31 de agosto, das 12h30 às 13h30, no teatro da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073, em São Paulo).

“As origens da vida e do universo: Como tudo começou” será o tema do evento, no qual serão discutidos temas como o Big Bang, galáxias distantes, energia escura e a busca por vida em outros planetas.

Os professores titulares do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, João Evangelista Steiner e Augusto Damineli Neto, serão os palestrantes do dia, explorando de forma clara, criativa e cientificamente correta os mistérios da cosmologia e da astrobiologia modernas.

João Evangelista Steiner possui graduação em Física, mestrado e doutorado e pós-doutorado no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar e Núcleos Ativos de Galáxias.

Augusto Damineli Neto é pesquisador na área de estrelas massivas. Seu estudo sobre a estrela eta Carinae, a estrela mais luminosa da Via Láctea e que a cada cinco anos e meio deixa de brilhar por 90 dias consecutivos, teve repercussão mundial. Fez pós-doutorado em Roma e foi professor visitante na Universidade do Colorado. Atualmente, está envolvido na participação do Estado de São Paulo no telescópio Giant Magellan Telescope, que está sendo construído no Deserto do Atacama, no Chile, por um consórcio europeu do qual o Brasil faz parte.

Cada palestrante fará uma apresentação de 15 minutos, com meia hora de debate com a plateia ao final.

A entrada é livre e gratuita, até o limite de ocupação do auditório (168 lugares). Para quem não puder comparecer, haverá transmissão ao vivo pelo canal USP Talks no YouTube.

O USP Talks é uma iniciativa da USP, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e apoio da Livraria Cultura, que tem como objetivo promover um debate qualificado com a sociedade sobre temas importantes do noticiário nacional.

Esta será a quinta edição do programa, que já debateu questões como zika e microcefalia, raízes da corrupção no Brasil, mitos e realidades da cura do câncer e violência contra a mulher.