Novo diretor da Faculdade de Direito toma posse no dia 23 de março

22/03/2010 - Publicado há 14 anos

O novo diretor da Faculdade de Direito (FD), Antonio Magalhães Gomes Filho, tomará posse em cerimônia que será realizada no próximo dia 23 de março (terça-feira), às 19h, no Salão Nobre da Unidade. O evento também terá transmissão direta pela IPTV-USP.

A FD é a mais antiga e tradicional Faculdade de Direito do Brasil. Foi criada por Dom Pedro I em 11 de agosto de 1827 e instalada no antigo convento dos frades franciscanos. Teve sua aula inaugural proferida em março de 1828 pelo seu primeiro professor nomeado, Avellar Brotero. Atualmente, tem cerca de 2.300 alunos de graduação e cerca de mil estudantes na pós-graduação.

Antonio Magalhães Gomes Filho formou-se em Direito na USP em 1969 e, no ano seguinte, ingressou na carreira do Ministério Público de São Paulo, exercendo as funções de promotor nas comarcas de Guarulhos, Angatuba, Poá, Osasco e São Paulo e aposentando-se como procurador de Justiça. Na USP, iniciou sua carreira docente em 1984 e, desde 2001, é professor titular na cadeira de Direito Processual Penal. Gomes exercia o cargo de vice-diretor na gestão do reitor João Grandino Rodas à frente da FD.