Como decifrar a luz das estrelas?

O astrônomo tira informações detalhadas do espectro de uma estrela assim como um cardiologista traduz um eletrocardiograma

 12/05/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Logo da Rádio USP

Os astrônomos analisam a luz de duas maneiras: sob a forma de imagens ou de espectros. Embora as imagens sejam de fato mais belas, a espectroscopia é uma técnica importantíssima porque decompõe a luz (ou outra radiação eletromagnética) em seus elementos, ou seja, o espectro. Um exemplo é o arco-íris – mas no caso do estudo da luz das estrelas o resultado é muito mais do que sete cores: o espectro traz informações extremamente detalhadas. “Quando o astrônomo bate o olho em um espectro ele pode dizer qual a idade, a massa, a composição química, o raio da estrela, sua história”, diz o professor João Steiner, que aborda o assunto na coluna Entender Estrelas veiculada na Rádio USP esta semana. Ouça acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.