USP está entre as 140 melhores universidades do mundo segundo ranking

Na classificação por áreas, a USP foi destaque em Ciências Agrárias e em Matemática. A Universidade também foi a grande vencedora na categoria “Melhores por Área de Conhecimento – Instituição Pública” do Guia do Estudante.

25/10/2016 - Publicado há 7 anos

Na terceira edição do ranking U.S. News Best Global Universities [Melhores Universidades Globais], divulgado pela editora norte-americana U.S. News & World Report no dia 25 de outubro, a USP é a 138ª melhor universidade do mundo e a primeira da América Latina.

O ranking avaliou e classificou as 750 melhores instituições de ensino superior de 65 países, de acordo com doze critérios: reputação global da pesquisa, reputação regional da pesquisa, publicações, livros, conferências, impacto das citações, total de citações, número de artigos mais citados, porcentagem de artigos mais citados, colaboração internacional, número de docentes premiados e porcentagem de docentes premiados em relação ao total do quadro acadêmico.

A lista também apresenta as 200 melhores universidades do mundo em 22 áreas, nas quais a USP obteve classificação em 21 delas.

A Universidade manteve o 5º lugar na área de Ciências Agrárias e a 38ª classificação em Matemática.

Além disso, subiu em sete das áreas avaliadas: Ciência Animal (passando da 22ª para a 19ª colocação), Farmacologia e Toxicologia (da 37ª para a 31ª posição), Microbiologia (da 56ª posição para o 47º lugar), Meio Ambiente e Ecologia (do 91º para o 71º lugar), Psiquiatria e Psicologia (do 104º para o 94º lugar), Medicina (da 109ª para a 107ª posição) e Neurociência e Comportamento (do 120º para o 110º lugar).

Quatro áreas da USP aparecem pela primeira vez nessa classificação: Imunologia (95º), Ciências Espaciais (139º), Ciências da Computação (156º) e Artes e Humanidades (187º lugar).

Nas outras áreas, a Universidade obteve as seguintes classificações: Biologia e Bioquímica (77º lugar), Física (87º lugar), Biologia Molecular (127º lugar), Geociências (127º), Química (129º lugar), Ciências Sociais (153º lugar), Engenharia (168º lugar) e Ciências dos Materiais (189º lugar).

Guia do Estudante

No ranking “Melhores por Área de Conhecimento – Instituição Pública”, elaborado pelo Guia do Estudante, a Universidade arrebatou sete dos oito prêmios nas áreas de Administração, Negócios e Serviços; Ciências Biológicas e da Terra; Ciências Exatas e Informática; Ciências Sociais e Humanas; Comunicação e Informação; Engenharia e Produção; e Saúde e Bem Estar. Na área Artes e Design, a USP ficou em 2º lugar.

Na classificação geral do ranking, divulgada no último dia 14 de outubro, a USP venceu na categoria “Universidade do Ano – Escolas Públicas”. O segundo lugar ficou com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o terceiro, com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).