USP recebe prêmio de melhor universidade pública do país

 09/11/2009 - Publicado há 14 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 15:18
Por

A USP foi a ganhadora do V Prêmio Melhores Universidades 2009, na categoria “Universidade do Ano” – escola pública, realizado pelo Guia do Estudante da Editora Abril e pelo Banco Real Grupo Santander, entregue no dia 27 de outubro, em cerimônia no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Na categoria Áreas do Conhecimento, a USP foi finalista em sete áreas, de um total de oito avaliadas pelo Guia, e vencedora em três delas: comunicação e informação, engenharia e produção, e saúde.

Neste ano, o Guia do Estudante fez a avaliação de 9.371 cursos, distribuídos em 116 carreiras, de 1.332 instituições de ensino superior no País, dos quais 570 receberam estrelas – cinco, quatro ou três, indicando a qualidade média dos cursos. Desse total, 28 universidades foram finalistas, disputando 18 prêmios, metade deles para universidades privadas e a outra parte para as públicas, incluindo o de melhor universidade do ano. A USP teve 104 cursos avaliados, dos quais 102 receberam cinco, quatro ou três estrelas: respectivamente, 60, 36 e seis.

USP em números

A USP, que completou 75 anos de fundação, em 25 de janeiro deste ano, oferece 234 cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 40 unidades e sete campi espalhados pelo Estado nas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos, além de unidades de ensino, museus e centros de pesquisa. A Instituição possui mais de 54 mil alunos de graduação e mais de 25 mil na pós-graduação (entre mestrado e doutorado), têm 5.434 docentes e 15.221 funcionários técnico-administrativos.

Além de ser responsável por 28% da produção científica do País, formando mais de 2 mil doutores por ano, o que representa 25% do total no Brasil, e também mantém convênio para intercâmbio de estudantes com 305 instituições de ensino estrangeiras.

A pró-reitora de graduação da USP, Selma Garrido Pimenta, ressaltou a importância deste prêmio para as universidades públicas: “O prêmio mostra que seus organizadores têm a sensibilidade de lidar com estes jovens, que são o sentido e o significado da existência da Universidade. Para a USP, classificada como a primeira da América Latina e uma das 30 mais importantes do mundo, este é um reconhecimento social, pois a USP está cada vez mais preocupada em trazer para nossos cursos de excelência jovens que tiveram menos oportunidade de ter uma boa formação, de ter acesso à cultura e ao conhecimento”, afirmou na cerimônia de entrega.

Em 2009, a USP foi classificada como a 78ª melhor universidade do mundo, e a primeira colocada entre as universidades latino-americanas, pelo Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities, do Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan, que classifica as 500 melhores instituições de ensino e pesquisa do mundo, através de dados obtidos a partir do Science Citation Index (SCI) e do Social Sciences Citation Index (SSCI). No ranking do Webometrics Ranking of World Universities, a Universidade subiu quase 50 posições de janeiro a julho de 2009, subindo do 87º lugar para o 38º. É a primeira universidade da América Latina e há apenas uma instituição europeia melhor ranqueada, a University of Cambridge, da Inglaterra.

Ciências em geral

As três áreas do conhecimento em que a USP foi campeã – comunicação e informação; engenharia e produção; e saúde – mostram que a Universidade tem bom desempenho nas ciências em geral, desde as humanas, passando pelas exatas, até as biológicas. Segundo o diretor da Escola de Comunicação e Artes (ECA), Mauro Wilton de Sousa, um dos fatores a serem destacados para a Universidade ser vencedora na categoria comunicação e informação se deve ao fato da escola ser aberta às novidades, além dos professores e alunos realizarem intercâmbios e troca de informações com universidades estrangeiras, colocando a USP como uma Universidade de classe mundial.

“Essa experiência faz com que eles (alunos) diversifiquem seu conhecimento e amadureça intelectualmente”, afirma. Na Escola Politécnica, os alunos são incentivados a ampliar os conhecimentos da sala de aula através de projetos de iniciação científica, com atividades práticas, e uma extensa carga horária de estágios, com a orientação e supervisão dos professores, o que para o diretor da escola, Ivan Gilberto Sandoval Falleiros, é importante para a Universidade interagir com a sociedade, “enxergando seus problemas e propondo melhorias”, diz.

Já na saúde, o destaque, de acordo com o diretor da Faculdade de Medicina da USP, Marcos Boulos, é a possibilidade dos alunos poderem vivenciar no maior complexo hospitalar da América Latina, o Hospital das Clínicas, os conceitos aprendidos. Muitas aulas acontecem dentro das unidades de atendimento desse Hospital.  “Temos o maior centro de assistência em saúde do País e um corpo técnico de alta qualidade. Aqui, o aluno não tem dificuldade em treinar a parte prática”, ressalta.

Mais informações sobre o 5º Prêmio Melhores Universidades 2009 podem ser conferidas no site http://guiadoestudante.abril.com.br/premio/home/

Os cursos premiados

Abaixo os cursos, separados pelos campi, em que a USP recebeu cinco, quatro ou três estrelas, na avaliação do Guia do Estudante 2009.

Bauru***** Fonoaudiologia, Odontologia

Lorena**** Biotecnologia, Engenharia de Materiais*** Engenharia Química

Piracicaba***** Agronomia, Gestão Ambiental**** Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Florestal

Pirassununga***** Zootecnia**** Engenharia de Alimentos

Ribeirão Preto***** Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Química **** Ciências Biomédicas, Física, Informática Biomédica, Música, Pedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional *** Gestão da Informação, Nutrição

São Carlos***** Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Física, Matemática, Química**** Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Sistemas de Informação

São Paulo***** Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Esporte, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fonoaudiologia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Linguística, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Meteorologia, Música, Pedagogia, Psicologia, Química, Terapia Ocupacional**** Artes Plásticas, Audiovisual, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Naval, Fisioterapia, Geofísica, Geologia, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Produção Editorial, Turismo*** Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas

(matéria publicada na edição nº 878, do Jornal da USP)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.